O governador Roberto Requião recebe, no próximo dia 25, a vice-presidente da região de Emilia-Romagna, Maria Giuseppina Muzzarelli, para celebração de acordo de cooperação entre o Paraná e o governo da região do norte da Itália. O acordo prevê intercambio e transferência de tecnologias, desenvolvimento de projetos, parcerias e investimentos mútuos no setor agroalimentar.
Segundo o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL), Santiago Martin Gallo, o acordo é uma grande oportunidade de desenvolvimento do setor através do diálogo entre os sistemas de produção de cada região e da perspectiva de novos investimentos. “O acordo vai proporcionar um intercâmbio muito importante na área agroalimentar, através de parcerias e compartilhamento de tecnologias” disse.
A colaboração prevê a unificação de políticas de certificação e controle de qualidade de produtos, processos facilitadores do comércio entre as regiões, projetos conjuntos de desenvolvimento de áreas produtivas nos dois países visando favorecer o intercâmbio comercial e a melhoria da qualidade das produções, da saúde dos consumidores e do meio ambiente.
A região de Emilia-Romagna dará apoio ao desenvolvimento tecnológico de produtos vegetais e animais por meio da implementação de projetos voltados às zonas produtivas identificadas pelo Governo do Estado do Paraná. “A assinatura do acordo foi coordenada pelo Codesul, mas a execução das ações e parcerias ficarão a cargo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e da Secretaria de Ciência e Tecnologia” disse Santiago.
O conhecimento mútuo das realidades locais e dos setores socioeconômicos irá melhorar as condições de apoio ao desenvolvimento das relações entre os comerciantes e empresas das duas regiões. Estão ainda na agenda do encontro o desenvolvimento da indústria, agricultura, turismo, pesquisa científica e inovação tecnológica, política social, comércio e exploração dos bens ambientais.
Estão previstas ações de incremento das relações diretas entre as universidades e instituições de ensino profissional e técnico existentes nos dois territórios para reforçar o laço cultural e promover o envolvimento da comunidade de emilianos-romagnolos situada no Paraná. O acordo que terá vigência de três anos, renováveis mediante ajuste entre os signatários, programa reuniões periódicas para apurar os resultados da cooperação.
Região Emilia-Romagna - A Emília-Romanha é uma região situada no norte da Itália com mais de 4 milhões de habitantes e 22.124 km² de território. É limitada ao norte pelo rio Pó e ao sul pelos montes Apeninos. A capital é Bolonha. Outras cidades importantes são Ferrara, Forlì, Cesena, Modena, Parma, Piacenza, Ravenna, Reggio Emilia e Rimini. Trata-se de região agrícola, muito fértil e altamente produtiva. É também uma região com grande capacidade turística que conta com estruturados balneários e montes nevados no mesmo território.
A missão que vem ao Paraná para celebração do acordo será chefiada por Maria Giuseppina Muzzarelli. Nascida em Bolonha, Muzzarelli é licenciada em Filosofia, professora de História Medieval na Universidade de Bolonha e presidente do curso de Mestrado em "Cultura e técnicas de moda".
Foi membro do Conselho Diretivo do Instituto para o patrimônio artístico, cultural e natural da Emilia-Romagna e do Comitê Científico do "Centro de Investigação de Lombardia, de crédito e de banco", de Asti. Fez parte de muitas instituições culturais e foi uma das fundadoras do "Centro de Pesquisa da Monti di Pietà e solidariedade de crédito".
Maria Muzzarelli também é membro da Sociedade Internacional de Estudos Franciscanos", com base em Assis e foi professora visitante em várias universidades no exterior, incluindo Los Angeles, Chicago, Tel Aviv, Buenos Aires, Kyoto, Osaka, Tudela e Yerevan.
Paraná celebra acordo de cooperação com a região de Emilia-Romagna (Itália)
Compartilhamento de tecnologias e projetos para desenvolvimento da área agroalimentar são os temas principais do acordo
Publicação
12/11/2009 - 12:30
12/11/2009 - 12:30
Editoria