Paraná celebra Dia da Árvore com plantio de mudas e outras atividades

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promovem uma série de atividades para comemorar o Dia da Árvore (21) em todo o Paraná
Publicação
21/09/2010 - 17:10
Editoria
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promovem uma série de atividades para comemorar o Dia da Árvore (21) em todo o Paraná. Em parceria com entidades governamentais e particulares estão sendo realizados plantios de árvores, palestras, caminhadas ecológicas, entre outras iniciativas.
“O Paraná se uniu e plantou 109 milhões de árvores para recompor a cobertura florestal do Estado. Hoje, o Programa Mata Ciliar é considerado o maior programa de reflorestamento de mata nativa do mundo”, destaca o secretário Jorge Augusto Callado Afonso. Vale lembrar que o Programa Mata Ciliar recompõe a vegetação que protege as margens dos principais rios do Estado, bacias hidrográficas, mananciais de abastecimento público, Unidades de Conservação, reservatórios de usinas hidrelétricas e bacias dos rios que integram os corredores de biodiversidade.
“O Programa Mata Ciliar não para e estamos trabalhando diariamente para propor ações ambientais sustentáveis a fim de contribuir para a preservação ambiental. No entanto, essas ações precisam contar também com a conscientização de todos”, disse o secretário.
PROGRAMAÇÃO – Em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) a Prefeitura Municipal promoveu atividades no Bosque Municipal. Entre elas, a Trilha dos Sentidos, labirinto ambiental, oficinas de materiais recicláveis e plantio de árvores com a presença de alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Em Londrina, a Polícia Ambiental Força Verde fez a apresentação, no Jardim Botânico, da primeira turma da Força Verde Mirim de Londrina, composta por 40 agentes ambientais mirins, que atuarão em atividades educativas no Complexo. O evento contou com a presença do comandante da Polícia Ambiental Força Verde, tenente-coronel João Alves da Rosa Neto, entre outras autoridades.
Em seguida os novos agentes, integrantes dos embaixadores do Meio Ambiente do Colégio Universitário e demais presentes, plantaram perobas rosa, que farão parte da coleção de plantas do Jardim Botânico.
Em Alvorada do Sul, alunos da Rede Estadual de Ensino plantaram espécies nativas arbóreas no lago. Em Apucarana, alunos do colégio Agrícola e moradores do Conjunto Habitacional Genatel.
Em Arapongas, com o plantio de 2 mil mudas de espécies nativas na nascente do córrego Tabuã, com a participação de moradores. Em Cambé, foi realizado o plantio de 45 palmeiras, atrás do corpo de bombeiros em parceria com a Secretaria de Educação. Em Ibiporã, alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente visitaram o viveiro de mudas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e participaram de aula para aprender a fazer semeadura e identificar espécies florestais.
DIA 22 - A programação continua nesta quarta-feira (22). Às 9 horas, estudantes e convidados participam da apresentação da experiência da Restauração Florestal ocorrido na microbacia do abastecimento do Córrego Guarazinho, em Bela Vista do Paraíso.
Apoio: Prefeituras Municipais, Instituto Ambiental do Paraná, Sanepar, Secretaria de Estado da Educação, Emater, Polícia Ambiental Força Verde, América Latina Logística e colégio Universitário.

GALERIA DE IMAGENS