Começou nesta quinta-feira (25) em Curitiba o seminário “Gargalos Tecnológico da Agroindústria”, promovido pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Seti). O encontro reúne até esta sexta-feira (26) pesquisadores dos setores público e privado, empresários, produtores e lideranças do setor, e está sendo ministrado por especialistas da área.
A abertura das atividades contou com a presença do presidente do Instituto, José Moraes Neto, e teve a primeira palestra proferida pelo professor José Flávio Diniz, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
De acordo com José Moraes Neto, o estudo faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do governo do Estado e utiliza recursos do Fundo Paraná. O objetivo é a reflexão conjunta para a superação dos diferentes gargalos e a inserção competitiva do segmento agroindustrial paranaense.
O coordenador do evento, Jorge Sebastião de Bem, ressalta ainda que, dinamizando o setor, o Estado atinge seu objetivo de gerar mais renda e mais emprego”.
O seminário tem em pauta os seguintes temas: Gargalos Tecnológicos da Indústria de Alimentos; da Indústria do Couro; do Ramo Alimentos Orgânicos; da Cadeia Alimentar no Paraná; Estudo de Caso: Projeto de Identificação de Gargalos Tecnológicos da Agroindústria Paranaense; Alimentos Funcionais e Nutracêuticos; Fontes Renováveis de Energia – Biodiesel; e Fontes Renováveis de Energia – Álcool.
Entre os palestrantes estão: José Flávio Dniz (UFSCAR); Rosane Chicareli (UFSCAR); Nilson Macial de Paula (UFPR); John Wilkinson (UFRRJ); Bill Jorge Costa (Tecpar); Edilson Bernardini Andrade (Alcopar), além de técnicos do Ipardes.
Serviço:
Local: Hotel Alta Régia - Curitiba
Endereço: Rua Dr. Faivre, 846
Informações: (41) 351 6345 ou (41) 362 3223