Paraná assume vice-presidência no Conselho de Secretários da Administração

Indicação da secretária Maria Marta Renner Weber Lunardon foi unânime e ocorreu no Fórum do Consad, realizado em Florianópolis na semana passada
01/12/2008 - 16:00
O Paraná passa a integrar uma das duas vice-presidências do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). A escolha da representante paranaense, a secretária Maria Marta Renner Weber Lunardon, foi unânime e ocorreu no último Fórum do Consad, realizado em Florianópolis na quinta e sexta-feira passadas. O Consad foi formalmente constituído há oito anos e reúne os secretários de Administração ou titulares de pastas que têm atribuições semelhantes (em alguns Estados, exercidas por secretarias do Planejamento, Gestão ou Recursos Humanos), nas 27 unidades da federação (Estados e Distrito Federal). Atualmente, é presidida pelo representante do Rio Grande do Norte, Paulo César Medeiros de Oliveira Júnior, secretário de Administração daquele Estado. A primeira vice-presidência está com o secretário de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo, Ricardo de Oliveira. A segunda vice-presidência, que passa a ser ocupada por Maria Marta, estava com o secretário de Administração e Gestão do Amazonas, Redomarck Nunes Castelo Branco, que por razões particulares solicitou desligamento do posto. Além da presidência e das duas vice-presidências, o conselho fiscal, com três representantes, compõe a estrutura diretiva do Consad. CRISE FINANCEIRA – No Fórum realizado na semana passada, na capital catarinense, a crise financeira internacional foi intensivamente discutida, informa a secretária Maria Marta Lunardon. “Os secretários concordam que é preciso muita cautela na tomada de decisões, neste momento, principalmente quanto àquelas medidas que causam impacto nas despesas permanentes da administração pública”, diz. Essa preocupação, observa Maria Marta, fez com que os membros do Consad decidissem no Fórum de Florianópolis concretizar o projeto de aproximação com o Congresso Nacional, conforme se planejava desde fóruns anteriores. O Consad pretende ainda este mês se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP). “Queremos uma discussão mais profunda com os parlamentares sobre a pauta que tramita no Congresso e que diz respeito à administração pública”, assinala a secretária. Todos esses pontos foram incluídos na Carta de Florianópolis, documento redigido ao final do encontro e que estabelece as proposições para as ações do Consad. A secretária Maria Marta conta ainda que no fórum foi formalizada solidariedade aos catarinenses vítimas das enchentes. “O governador de Santa Catarina, que participou da abertura do fórum, agradeceu a mobilização dos Estados, sobretudo a do Governo do Paraná, que de pronto providenciou ajuda aos catarinenses”, conta Maria Marta.