O governo do Paraná vai apresentar nesta semana, em São Paulo, as ações desenvolvidas nos últimos dois anos pelo Estado na área de recursos humanos.
A secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Renner Weber Lunardon, participa do seminário “A Gestão de Pessoas no Setor Público”, que começou nesta quarta (11) e termina sexta-feira (13), no Frei Caneca Shopping, capital paulista.
Maria Marta será uma das debatedoras do tema “As políticas de recursos humanos nos estados”, marcado para ser discutido na manhã desta quinta (12). Na mesma mesa, estarão os secretários de Administração da Bahia, Marcelo de Barros, e de Minas Gerais, Renata Vilhena.
Êxito - Conforme explica a secretária, o Paraná tem muitas ações de êxito para mostrar. “São políticas de um Estado presente, que aposta na valorização e na qualificação do funcionalismo com medida essencial para que a máquina administrativa oferece aos cidadãos serviços com qualidade, eficiência e a menores custos possíveis.”
Maria Marta vai falar, por exemplo, da Escola de Governo, instituída no ano passado e que já trabalha na formação de servidores. Dentro da “Escola”, a secretária vai expor os programas em andamento, como o Desenvolvimento de Competências e o Escolarização do Servidor.
Saúde - A ampliação do Sistema de Atendimento à Saúde (SAS) também será destacada por Maria Marta. Em dois anos, o governo triplicou o tamanho da rede e deve encerrar este ano com 78 municípios abrangidos pelo sistema – em janeiro de 2003 eram apenas 11.
“Mensalidade Escolar com Desconto em Folha” e “Casa Própria do Servidor” também serão explanados. O primeiro permite o abatimento de mensalidades escolares (ensinos fundamental, médio e superior) no contracheque.
Já o “Casa Própria” é uma parceria com a Cohapar e com a Caixa Econômica Federal, para oferecer ao funcionalismo financiamento na compra de imóvel.
Gestão a partir dos dados - Outros programas que a secretária faz questão de frisar são o RH-Paraná e o RH-Informação. Em síntese, são programas que se sustentam em ferramentas de informática e que permitem obtenção de uma série de dados, que podem ser cruzados de diferentes formas.
Esse mecanismo possibilita à administração pública acompanhar o andamento das ações, manter, alterar ou definir outras. É por essas ferramentas, por exemplo, que o Estado pode estar a par, com precisão, da constante evolução da relação despesas com pessoas versus receita.
Tal evolução é essencial na hora de a administração pública implementar medidas como as diversas adotadas nos últimos dois anos (abonos, progressões salariais, planos de carreiras) voltadas à melhoria da renda do funcionalismo, explica Maria Marta Lunardon.
Paraná apresenta ações em gestão de RH em São Paulo
Secretária Maria Marta Lunardon participará de debates com secretários da Bahia e de Minas Gerais
Publicação
11/05/2005 - 06:00
11/05/2005 - 06:00
Editoria