O governador Roberto Requião assinou os decretos que ampliam em 3,2 mil hectares as áreas dos Parques Estaduais de Campinhos e Lauráceas, localizados na Região Metropolitana de Curitiba, e prevêem a criação do Parque Estadual Vitório Piassa, em Pato Branco, na região Sudoeste do Paraná.
As assinaturas dos decretos n° 5.167, 5.168 e 5169 fazem parte das propostas do Governo de dar prioridade à conservação de áreas naturais no Paraná. “O nosso compromisso é promover a preservação dos recursos naturais do Estado com o intuito de conservar a biodiversidade destas áreas”, destacou Requião.
As propostas de criação e ampliação partiram do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e do presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko. “Com elas, estamos protegendo integralmente as florestas araucária do Estado”, avalia o secretário Rasca Rodrigues.
O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, disse que os decretos são importantes conquistas para a população dos municípios de Adrianópolis, Tunas do Paraná, Cerro Azul e Pato Branco, municípios onde estão localizadas as unidades de conservação.
“Ganham a população e o IAP, que está cumprindo o seu papel de manter e ampliar as unidades de conservação do Estado. Pretendemos com isso reforçar as ações de educação ambiental nessas regiões”, apontou Burko.
O Parque Estadual das Lauráceas, localizado nos municípios de Adrianópolis e Tunas do Paraná, passará de uma área de 27 mil hectares para 30 mil hectares. Já o Parque Estadual de Campinhos, localizado nos municípios de Cerro Azul e Tunas do Paraná, passará de 336,97 hectares para 581,38 hectares com a assinatura do decreto.
“O aumento da área possibilita maior preservação das áreas da floresta com araucárias ainda existentes no entorno do Parque, contribuindo também em especial para a conservação do patrimônio espeleológico”, afirma o diretor do Departamento de Unidades de Conservação do IAP, João Batista Campos.
O Parque Estadual dos Campinhos é aberto para visitação ao público e apresenta diversas opções para atividades, como caminhadas pela trilha da floresta, caminhadas pelo circuito turístico da gruta dos jesuítas, educação ambiental no centro de visitantes, palestra informativa sobre a Unidade de Conservação e informações básicas sobre o trajeto realizado pelos visitantes.
A nova reserva criada com o decreto, o Parque Estadual Vitório Piassa, estará localizado no município de Pato Branco e terá uma área total de 107,23 hectares. O objetivo de sua criação é proteger um remanescente importante da floresta com araucárias, tendo um bom potencial para oferecer à população da região uma nova opção de lazer e atividades de educação ambiental.
O prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó, elogia o decreto. “Temos que agradecer ao governador Requião por este gesto, agradecer a família Piazza que manteve a área conservada e dizer que Pato Branco recebe este parque ambiental como um patrimônio natural de sua história. Um presente para todos nós hoje e também para as futuras gerações da nossa terra”, diz.
A meta, com a criação do parque, é a preservação dos ecossistemas naturais e a realização de pesquisas científicas, com a realização de atividades de conscientização e educação ambiental.
Paraná amplia parques estaduais e ganha nova unidade de conservação
Decretos assinados pelo governador Roberto Requião ampliam áreas na Região Metropolitana de Curitiba e criam Parque Estadual Vitório Piassa em Pato Branco
Publicação
01/08/2009 - 09:00
01/08/2009 - 09:00
Editoria