Paraná amplia parcerias com província da Polônia

O Governo do Paraná firmou parcerias a província de Wielkopolska nas áreas da agricultura, economia, bioenergia, alimentos, meio ambiente, turismo e esporte
Publicação
18/10/2010 - 15:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná firmou parcerias com a província de Wielkopolska nas áreas da agricultura, economia, bioenergia, alimentos, meio ambiente, turismo e esporte. Entre os assuntos tratados está a ampliação de comercialização de alimentos produzidos no Paraná, como carnes, soja, açúcar e biocombustíveis.
A comitiva paranaense esteve na Polônia, na semana passada, para ampliar as relações entre os dois países e firmaram as parcerias na cidade de Poznań, capital da província. “Os poloneses deram suas mãos para o trabalho e sua cultura para o nosso Estado”, disse a primeira-dama Regina Pessuti, durante a cerimônia na qual foram firmadas as cooperações.
O governador de Wielkopolska, Marek Woźniak, salientou a importância da economia do Paraná e disse que o estado exerce importante influência política e econômica no Brasil, que, segundo ele, será um dos líderes econômicos mundiais em 2016. Woźniak comentou que para a cooperação entre Paraná e Wielkopolska, a história serviu de alicerce do futuro, referindo-se ao grande número de imigrantes poloneses que vieram para o Paraná.
FUTEBOL – Outro assunto que mereceu destaque por parte da imprensa polonesa foi o acordo feito entre o Atlético Paranaense e o Lech Poznan, time da capital da província. De acordo com os jornais da Polônia, esse acordo prevê intercâmbio de jogadores entre as duas equipes. Os contratos assinados têm duração de cinco anos, com possibilidade de serem prorrogados por mais cinco, caso haja consentimento de ambas as partes.