O analista de sistemas Alexandre Amaral, da Divisão de Governo Eletrônico da Celepar, ministrou curso de treinamento sobre o uso da ferramenta software livre Xoops (eXtensible Object Oriented Portal System), no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio de Janeiro (Proderj).
Destinado à construção e administração de sítios dinâmicos para a Web, o Xoops é um sistema escrito em linguagem PHP, distribuído com código aberto (open source) sobre licença GNU/GPL, que usa o banco de dados MySQL. Pode ser usado em intranets, portais, blogs, sites pessoais, sites de notícias e comunidades virtuais.web.
O curso faz parte do convênio de capacitação e cooperação em software livre firmado entre a Celepar – Informática do Paraná e o Proderj.
Realizado entre os dias 5 e 8 de junho, o curso reuniu técnicos e desenvolvedores de várias secretarias estaduais do Rio e dos 39 de internet comunitária mantidos pela autarquia carioca. Durante o curso, o analista da Celepar ministrou noções sobre ambientação dos usuários com a ferramenta Xoops, desde configuração, instalação e modos de utilização, até como é feita sua aplicação no Governo do Paraná. O Xoops é a ferramenta livre adotada pela Celepar para a construção de todos os sítios governamentais.
Segundo o vice-presidente do Proderj, Paulo Coelho, a experiência da Celepar no uso e aperfeiçoamento dessa ferramenta apresenta resultados altamente produtivos e deve ser estendida para todos os interessados numa boa ferramenta de construção de portais.
Para o Proderj, o XOOPS será fundamental, porque a demanda de desenvolvimento de portais aqui é muito grande, e essa ferramenta permite uma ótima produtividade e qualidade do produto final, deixando o portal com um ótimo padrão”, ressaltou Coelho, que completou: “Para o Rio de Janeiro, que através do Proderj tem se destacado no uso do software livre, é muito importante ter a possibilidade de trocar informações com um estado tão desenvolvido nesta questão, como é o Paraná.