O projeto Viva o Verão, no litoral e nas regiões Oeste e Norte Velho do Estado, começa nesta quinta-feira (15) e se estende até 6 de março de 2006. A participação da Paraná Esporte no projeto tem como meta proporcionar lazer e saúde aos paranaenses e às pessoas de outros estados e países que procurarem esses locais na temporada de verão.
A programação com atividades esportivas, de recreação e lazer vai de 2 de janeiro a 5 de fevereiro de 2006, mas a operação Viva o Verão, envolvendo também outros órgãos do Estado, começa já nesta quinta-feira (15) e vai até 6 de março de 2006, após o carnaval. O objetivo da operação é promover durante o período de veraneio ações conjuntas de esporte, recreação, lazer, segurança, educação, cultura, turismo, preservação do meio ambiente e promoção social, entre outras.
No litoral, as ações serão basicamente na praia, em Guaratuba, Caiobá, Matinhos e Shangrilá, e nas cidades de Guaraqueçaba, Antonina, Morretes e Paranaguá. Equipes itinerantes também percorrerão outros balneários. No Oeste, o projeto estará em cinco municípios à margem do Lago de Itaipu, em Santa Helena, Santa Terezinha, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon e em São Miguel do Iguaçu. E no Norte, em Ribeirão Claro, na divisa com São Paulo.
Além das atividades diárias, de terça-feira a domingo, com recreações e competições, em 2006 haverá eventos especiais nos fins de semana, com a participação de atletas consagrados, como as duplas de vôlei de praia Emanuel e Ricardo (Ouro nas Olimpíadas de Atenas) e Leila e Ágatha, entre outros, e de atores no futevôlei, entre eles Márcio Garcia.
“Nas cidades do Oeste também teremos novidades. As atividades serão nas cinco localidades ao mesmo tempo e apenas nos fins de semanas, quando é maior o movimento de veranistas. No ano passado, uma equipe itinerante atuava durante uma semana em cada local”, informa o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.