O município de Pato Branco passa a integrar o projeto “Segundo Tempo”, do Governo Federal, que tem por objetivo preencher o tempo livre dos alunos da rede pública de ensino no contra-turno com a prática de esporte. O lançamento será nesta quinta-feira (03), às 10h30, no Colégio Estadual São João Bosco, com a presença do presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
Gomyde percorreu recentemente diversos municípios no interior do Estado inaugurando núcleos do projeto. Segundo ele, essa parceria com o Ministério do Esporte trará ainda mais frutos ao setor esportivo paranaense. “Por meio dessa iniciativa do governo federal, a Paraná Esporte participa do esforço na formação do cidadão, destacando o caráter integrador e educativo do esporte. Além disso, proporciona a vivência do esforço cooperativo como fundamento essencial da vida em comunidade”, disse.
O núcleo do projeto “Segundo Tempo” em Pato Branco atenderá os colégios estaduais São João Bosco e La Salle, que também reunirão municípios da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação e do Centro Regional de Esporte e Lazer da Paraná Esporte de Pato Branco. Entre eles: Bom Sucesso do Sul com o Colégio Estadual Castelo Branco, Palmas com o Colégio Estadual Alto da Glória, Clevelândia com o Centro Estadual Educacional Professor Assis Brasil, Chopinzinho com o Colégio Estadual José Armim Matte, Itapejara D'Oeste com a Escola Irmão Isidoro Dumont, São Jorge D'Oeste com a Escola Estadual Dr. Paranhos.
O Projeto - Cada escola oferece 200 vagas para os interessados. No setor esportivo haverá a prática de modalidades como handebol, xadrez, tênis de mesa, capoeira, atletismo, natação, voleibol, basquete, futsal e futebol. Na parte artística haverá vários tipos de danças. As atividades acontecerão pela manhã e tarde. Em cada um dos colégios as atividades terão um coordenador e dois estagiários de Educação Física. As escolas também receberão uma verba do governo para lanches e um kit esportivo para cada modalidade, cedido pela Paraná Esporte. A duração do projeto é de 10 meses, sem interrupção durante as férias.
Com a implementação total dos 208 núcleos no Estado, aproximadamente 42 mil crianças serão atendidas pelo projeto, com kits esportivos dos governos federal e estadual, reforço alimentar, além da contratação de dois estagiários por núcleo que serão indicados e escolhidos pelas prefeituras municipais parceiras do projeto.