O veranista do Litoral paranaense está gordo e é sedentário. A constatação é da avaliação física oferecida gratuitamente na programação da Paraná Esporte no projeto Viva o Verão, do Governo do Estado. Em quatro semanas passaram pelos quatro postos (Guaratuba, Caiobá, Ipanema e Shangrilá) mais de 12 mil pessoas. O objetivo das avaliações é a prevenção de doenças cardiovasculares. Ao procurar um dos postos, sem custo, o interessado faz uma antropometria e outras aferições de risco coronariano, e recebe na hora uma ficha com os resultados individuais, com prescrição de atividade física.
“Ainda não fechamos o estudo dos resultados, mas pelo que já observamos dá para afirmar que o nível de atividade física do veranista caiu em relação ao ano passado, ao mesmo tempo em que a obesidade aumentou”, comentou o coordenador de avaliação física da Paraná Esporte, José Nunes (professor Neto).
Após o encerramento da avaliação física neste domingo (31) serão divulgados os resultados. Numa análise preliminar, nota-se a tendência de outros anos em relação ao sexo e faixa etária. As mulheres e as pessoas com mais idade mostram-se mais preocupadas com o estado de saúde – comparecem em maior número.
Na antropometria a pessoa mede a estatura, peso, circunferências da cintura e quadril e espessuras de dobras cutâneas (tricipital, supra-ilíaca e abdominal). “A gordura visceral é um indicativo de risco de aterosclerose, que provoca infarto agudo do miocárdio e derrame cerebral”, justifica Neto. Depois, o veranista mede a pressão arterial sistólica e as taxas de glicemia e colesterol total, e também responde a um pequeno questionário sobre seus hábitos.
Segundo o professor Neto, entre as principais causas de problemas cardiovasculares (enfarte do miocárdio, angina de peito, aterosclerose e acidente vascular cerebral) estão a vida sedentária, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e sal, álcool e tabaco. “A melhor prevenção é não fumar, beber com moderação, fazer exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada com muitos legumes e frutas”, aconselha Neto.
Paraná Esporte incentiva redução da obesidade e do sedentarismo
Avaliações físicas feita gratuitamente no Litoral ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares
Publicação
29/01/2010 - 15:21
29/01/2010 - 15:21
Editoria