A Paraná Esporte fez alterações nas datas das fases regional e macro-regional dos Jogos Colegiais do Paraná de 2008, bem como na ordem das sedes em vários Núcleos Regionais de Educação e da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná.
“Por ser um ano de eleições municipais, tivemos que concentrar as competições, para antes de outubro. Para não diminuir o tempo de preparação das equipes houve a necessidade de alguns ajustes”, justifica o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
O início da fase regional dos Jogos Colegiais passou de 4 de abril para 25 de abril, e a fase macro-regional, que seria de 30 de maio a 1.º de junho, será de 6 a 8 de junho. A mudança no calendário dos Jogos da Juventude foi só na fase regional. Ao invés de 16 a 24 de maio será de 23 a 31 de maio.
Nesse mesmo período, na programação da Diretoria de Esportes, além dos Jogos Colegiais do Paraná, com encerramento sempre no mês de julho, terão que ser realizados os Jogos da Juventude, Jogos Abertos, Jogos Universitários e Jogos da Primavera.
Somados a esses jogos, a Paraná Esporte tem participação nas competições nacionais, como os Jogos Abertos Brasileiros, em abril, os Jogos Universitários Brasileiros, em junho, e as Olimpíadas Escolares Brasileiras (12 a 14 anos), em setembro. As Olimpíadas Escolares Brasileiras (15 a 17 anos) serão em novembro.
Transformando esse calendário em dias de competições, nos primeiros nove meses do ano (270 dias) serão 127 dias de jogos, concentrados no período de abril a setembro.
Dessas competições, a maior delas são os Jogos Colegiais, também a maior do Estado, com aproximadamente 400 mil participantes. Eles são disputados em quatro fases. A primeira, a municipal, não está computada acima. Essa fase ocorre entre todas as escolas e colégios, públicos e privados, dos 399 municípios, nos meses de fevereiro, março e parte de abril.
Na fase municipal os municípios escolhem os estabelecimentos que vão representá-los nas modalidades em disputa na fase regional. Por exemplo, o time de vôlei feminino campeão entre todos os colégios de um município irá representá-lo na fase regional. Vale lembrar que em todas as modalidades participam duas equipes por sexos, uma na faixa etária de 12 a 14 anos e outra, de 15 a 17 anos.
A fase regional é disputada entre os núcleos de educação, em número de 32, quando saem os campeões para a fase macro-regional, realizada em oito sedes. Nessa saem os finalistas, por faixa etária e sexo.
Calendário
Jogos Colegiais do Paraná
Fase municipal
Fevereiro, março e abril, nos 399 municípios
Fase regional
Abril e maio, nos 32 núcleos regionais de Educação
1.ª Regional – 24/4 a 1/5 em oito NRE
2.ª Regional – 2/5 a 8/5 em nove NRE
3.ª Regional – 9/5 a 15/5 em sete NRE
4.ª Regional – 16/5 a 22/5 em oito NRE
Fase macro-regional
Dias 6 a 8 de junho em oito regiões
Fase final
11 a 20 de julho em Curitiba
Jogos da Juventude do Paraná
Fase regional
23 a 31 de maio em oito regiões
Fase final
8 a 16 e agosto, em local a definir
Jogos Abertos do Paraná
Fase regional
20 a 28 de junho, em oito regiões
Fase final19 a 27 de setembro, em Cascavel
Jogos Abertos Brasileiros
Fase única
23 a 27 de abril, em Jaraguá do Sul-SC
Jogos Universitários do Paraná
Fase única
9 a 15 de maio, em Paranavaí
Jogos Universitários Brasileiros
Fase única
20 a 29 de junho, em Maceió-AL
Jogos da Primavera
Fase única
12 a 20 de setembro, em Ponta Grossa
Olimpíadas Escolares Brasileiras (12 a 14 anos)
Fase única
18 a 28 de setembro, em Poços de Caldas-MG
Olimpíadas Escolares Brasileiras (15 a 17 anos)
Fase única
6 a 16 de novembro, em João Pessoa-PB