O “Paraná Criança Sorriso”, programa de saúde bucal promovido pelo Provopar Ação Social, foi realizado com sucesso durante três dias no Centro Social Urbano de Japira, no Norte Pioneiro. Foram atendidas mais de 4 mil crianças de Japira, Conselheiro Mayrink, Jaboti, Pinhalão e Guapirama.
A solenidade de encerramento foi realizada nesta quarta-feira (29), no salão paroquial da Igreja Santo Antonio de Lisboa, com a presença do prefeito de Japira, João Renato Custódio, da presidente do Provopar municipal, Roselina Gomes de Souza e da secretária municipal da Saúde, Patrícia Tié Koga, que deram total apoio para a realização do programa.
A solenidade contou ainda com a presença do presidente da Amunorpi – Associação dos Municípios do Norte Pioneiro e prefeito de Quatiguá, Efraim Bueno de Moraes, do vice-prefeito de Japira, Paulo Evandro Santos Camargo, dos prefeitos Jorge Domingos Siqueira (Jaboti), Valdomiro Fraiz (Pinhalão), Geraldo Molina (Figueira) e Luiz de Farias (Tomazina), da presidente do Provopar de Conselheiro Mayrinck, Rosemara Bueno, do vice-prefeito de Ibaiti, Airton Ferreira de Melo, do chefe do Núcleo Regional da Seab de Jacarezinho, Bruno Grandi, do chefe reional da Emater, Valter Jaker, da presidente do Provopar de Pinhalão, Lídia Maria Fraiz, do secretário de Saúde de Conselheiro Mayrinck, Almir Salviato, do padre Antonio Carlos Zakir, do comandante do Destacamento de Polícia Militar, Sargento Gomes, além de Lariessa Ferreira, gerente do programa, e Wanderlei Loyola, do Provopar Ação Social.
O Provopar realizou duas etapas do programa “Paraná Criança Sorriso”, também conhecido por “Bocão”, no Norte Pioneiro. A primeira etapa aconteceu de 20 a 24 de março, no Ginásio de Esportes “Raulino Ceccon”, em Siqueira Campos, onde foram atendidas mais de 8 mil crianças de 6 a 12 anos de Siqueira Campos, Tomazina, Wenceslau Braz, Quatigá, Salto do Itararé e São José da Boa Vista.
A segunda etapa aconteceu em Japira, onde desde a última segunda-feira (27) as crianças, monitoradas por professores e voluntários, participaram de palestras, brincadeiras, passaram pelo “escovódromo”, assistiram uma peça teatral e, por último receberam kit, com gibi, escova, pasta e fio dental, além de “dentes de vampiro”.
A presidente do Provopar, Lucia Arruda, reafirmou que a meta do programa é atender este ano 100 mil crianças. No início do ano, ela e o governador Roberto Requião participaram da assinatura de convênio para o repasse de R$ 350 mil ao “Paraná Criança Sorriso”.