Cerca de 12 mil crianças serão atendidas até a próxima quarta-feira (29) pelo Provopar Ação Social, através do Programa Paraná Criança Sorriso, conhecido por “Bocão”, nos municípios de Siqueira Campos e Japira, no Norte Pioneiro.
A primeira etapa do programa de saúde bucal naquela região do Estado teve início no último dia 20, no Ginásio de Esportes “Raulino Ceccon, em Siqueira Campos. Em cinco dias, cerca de 8 mil crianças de 6 a 12 anos foram atendidas por técnicos do Provopar, servidores da Prefeitura e voluntários.
As crianças dos municípios de Siqueira Campos, Tomazina, Wenceslau Braz, Quatigá, Salto do Itararé e São José da Boa Vista participaram de palestras, brincadeiras, passaram pelo “escovódromo”, assistiram uma peça teatral e, por último receberam kit, com gibi, escova, pasta e fio dental, além de “dentes de vampiro”.
O prefeito Luiz Antonio Liechoski e sua mulher Ozélia Liechoski, presidente do Provopar municipal, se empenharam para o sucesso da iniciativa, que contou ainda com o apoio do prefeito de Quatiguá e presidente da Amunorp – Associação dos Municípios do Norte Pioneiro, Efraim Bueno de Moraes, da vice-presidente do Provopar de Siqueira Campos, Deusi Velasque, dos secretários municipais de Siqueira Campos, Lucia Barcelar dos Santos (Educação), Lídice Perrin de Oliveira (Saúde), Josiane Ribeiro (Ação Social), além dos prefeitos e diretores das escolas municipais e estaduais de Siqueira Campos e região.
A solenidade de encerramento contou com a presença da presidente do Provopar de Wenceslau Braz, Rosimari Andraus, da secretária de Educação de Tomazina, Leila Helena de Oliveira, do representante da 19ª Regional de Saúde, José Antonio Elias, da secretária de Saúde de Japira, Patrícia Tiekoga, além de Lariessa Ferreira, gerente do programa, Wanderlei Loyola, do Provopar Ação Social, e Julio César de Sá Ferreira, idealizador do programa.
Nesta segunda-feira (27), teve início a segunda etapa do programa, no Centro Social Urbano de Japira. Até a próxima quarta-feira (29) serão atendidas ali cerca de 4 mil crianças de Japira, Conselheiro Mayrink, Jaboti, Pinhalão e Guapirama. O prefeito João Renato Custódio acredita que, a exemplo de Siqueira Campos, o programa alcançará pleno sucesso em seu município.