Paraná Alfabetizado recebe Medalha Paulo Freire 2010

O prêmio é oferecido pelo Ministério da Educação a projetos que contribuem para a educação de jovens e adultos
Publicação
30/11/2010 - 14:50
Editoria

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O projeto Círculo de Leituras de Jovens, Adultos e Idosos, implantado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) recebeu menção honrosa da Medalha Paulo Freire 2010, na segunda-feira (29), em Brasília. O prêmio do Ministério da Educação (MEC) identifica e estimula atividades educacionais que promovam políticas, programas e projetos que contribuem para a educação de jovens e adultos no Brasil.
“É o reconhecimento, mais uma vez, do compromisso realizado pelo Paraná nesses últimos oito anos em ações de alfabetização e de educação para jovens, adultos e idosos”, ressaltou Alayde Digiovanni, superintendente da Educação da SEED. Em 2005, o MEC já havia premiado o Programa Paraná Alfabetizado, que se encontrava em fase de implantação, como melhor experiência de alfabetização do País.
A Medalha Paulo Freire visa a identificar e estimular atividades educacionais que promovam políticas, programas e projetos que contribuam para a educação de jovens e adultos no país. A premiação tem caráter estritamente cultural e social. “Neste momento somos reconhecidos como a melhor experiência de formação de neoleitores adultos, o que demonstra a inventividade e o comprometimento da Secretaria”, comentou Wagner Roberto do Amaral, chefe do Departamento da Diversidade da SEED.
Em outubro deste ano, a Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), enviada pelo MEC visitou o Núcleo Regional de Educação de Toledo para conhecer as experiências do projeto. O Núcleo foi indicado pela SEED para a visita técnica do MEC por ter o maior número de turmas no Estado: ao todo, são 21 Círculos de Leitura, distribuídos nos dezesseis municípios da Regional.
Projeto - Criado em outubro de 2009, o projeto Círculos de Leituras é desenvolvido pela SEED por meio dos núcleos regionais e em parceria com as prefeituras. Neste ano são quase 200 ambientes de leitura espalhados por todo o Paraná. Os Círculos visam à formação de neoleitores jovens, adultos e idosos. “São pessoas alfabetizadas egressas do programa Paraná Alfabetizado que se reúnem duas vezes por semana para desenvolver a prática da leitura, da escrita e criação artística”, explicou a coordenadora do programa Paraná Alfabetizado, Izabel Cordeiro Ribas de Andrade.
A atividade surgiu como uma opção aos alfabetizados que não queriam dar continuidade aos estudos regulares em locais onde a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) era insuficiente ou inadequada. “A oferta de EJA Fase I realizada pelos municípios, muitas vezes, é feita à noite em uma sede na cidade, o que não acompanha a flexibilidade de horários existente no Programa Paraná Alfabetizado, com o qual os alfabetizandos estão acostumados”, afirmou Izabel.
Toda essa ação se fundamenta em textos de diferentes gêneros literários e sua metodologia é definida por uma dinâmica que envolve a arte, a cultura local e os diferentes saberes na perspectiva da educação popular. As temáticas trabalhadas respeitam a realidade de cada município, além de um acervo literário adequado. “Desta forma os neoleitores participam mais ativamente da vida cultural do município por meio do Círculos de Leituras”, disse.
Os educadores que atuam no projeto recebem formação para realizar o atendimento aos neoleitores. Como o Programa Paraná Alfabetizado, também existem coordenações locais nos 32 Núcleo Regionais de Educação que acompanham o trabalho desenvolvido pelo Círculos de Leitura.

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