“Pangea” em grego significa “toda a terra”. É, também, a definição do continente primordial, o que originou todos os outros. “Pangea” dá nome ao primeiro CD do grupo vocal Papo Coral, lançado em julho deste ano. Com a intenção de mostrar a diversidade cultural por meio da música, o Papo Coral se apresenta na próxima segunda-feira (1º), às 19h30, no Espaço Cultural BRDE.
O Papo Coral é formado por 40 crianças e adolescentes. Eles são de várias escolas e entraram no grupo com diferentes graus de envolvimento com a música. Segundo a regente e fundadora do Papo Coral, Cristiane Alexandre, não há pré-requisitos para participar. “Claro que há trabalho de técnica vocal, mas o coral é aberto a todas as crianças que quiserem fazer parte do grupo”.
O CD “Pangea” mostra as diversas influências culturais que o Brasil recebeu e passeia por culturas aparentemente opostas à brasileira. “Trabalhamos as características e proximidades dos ritmos, da pronúncia das palavras, o que acaba por fazer com que as crianças tenham uma outra visão sobre outras etnias”.
Cristiane diz que o CD “Pangea” é uma viagem pelo mundo. No repertório, músicas que falam de mitos indígenas brasileiros, sons latino-americanos, além de canções que passam pela Bulgária, Rússia e Japão. Para o fim de ano, Cristiane diz que o grupo lancará um CD de músicas natalinas. "Este CD terá canções de países que não foram visitados por Pangea”, diz a regente.
Serviço:
“Pangea” - Papo Coral (Escola de Música Paidéia)
Data: 1º de outubro (segunda-feira), às 19h30
Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões
Avenida João Gualberto, 530. tel.: 3219-8134
Escola de Música Paidéia - 3252-5293