O papel da Ferrosul na integração ferroviária sul-americana foi destacado no seminário internacional sobre “Integração Ferroviária e Intermodal Sur-Sur”, que se encerrou sexta-feira (11), em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, gestor do Fórum Permanente de Integração Logística entre as regiões sul-americanas do Codesul/Zicosul, lembrou que “a união dos países latino-americanos contempla ampla conjunção de fatores políticos, econômicos e culturais, incluindo a integração física por rodovias, ferrovias, hidrovias e pontes”.
O objetivo do seminário, organizado pela Fundação Ferroviária Espanhola (FFE) e governo boliviano, foi debater as iniciativas de integração do transporte intermodal e a infraestrutura de países como Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. O presidente da Ferroeste falou sobre a importância da implantação do corredor bioceânico entre os portos de Paranaguá, no Brasil, e de Antofagasta, no Chile, para a integração sul-americana, e sobre o papel da Ferrosul neste projeto. Os países participantes do seminário saudaram a criação da Ferrosul como um grande acontecimento destinado a impulsionar a integração ferroviária sul-americana.
“O eixo ferroviário entre Paranaguá e Antofagasta, que ligará por ferrovias o Paraná, Paraguai, Noroeste e Norte da Argentina e Chile, é um dos projetos mais importantes para o estabelecimento desta nova realidade na América do Sul”, disse Gomes. Segundo o presidente da Ferroeste, a construção do corredor ferroviário bioceânico “é um dos mais importantes projetos de integração física do subcontinente sul-americano”.
Participaram do seminário internacional sobre “Integração Ferroviária e Intermodal Sur-Sur”, em Santa Cruz de la Sierra, autoridades de ministérios da área de transporte, obras públicas e infraestrutura dos países da região, dirigentes de empresas ferroviárias e lideranças do setor, interessados no planejamento, financiamento e gestão do transporte ferroviário.
O objetivo do seminário, organizado pela Fundação Ferroviária Espanhola (FFE) e governo boliviano, foi debater as iniciativas de integração do transporte intermodal e a infraestrutura de países como Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. O presidente da Ferroeste falou sobre a importância da implantação do corredor bioceânico entre os portos de Paranaguá, no Brasil, e de Antofagasta, no Chile, para a integração sul-americana, e sobre o papel da Ferrosul neste projeto. Os países participantes do seminário saudaram a criação da Ferrosul como um grande acontecimento destinado a impulsionar a integração ferroviária sul-americana.
“O eixo ferroviário entre Paranaguá e Antofagasta, que ligará por ferrovias o Paraná, Paraguai, Noroeste e Norte da Argentina e Chile, é um dos projetos mais importantes para o estabelecimento desta nova realidade na América do Sul”, disse Gomes. Segundo o presidente da Ferroeste, a construção do corredor ferroviário bioceânico “é um dos mais importantes projetos de integração física do subcontinente sul-americano”.
Participaram do seminário internacional sobre “Integração Ferroviária e Intermodal Sur-Sur”, em Santa Cruz de la Sierra, autoridades de ministérios da área de transporte, obras públicas e infraestrutura dos países da região, dirigentes de empresas ferroviárias e lideranças do setor, interessados no planejamento, financiamento e gestão do transporte ferroviário.