O pão de sal, mais conhecido como francês ou d’água, começa a ser vendido a quilo, a partir desta terça, dia 7, nas panificadoras de Curitiba e Região Metropolitana. O alerta é do PROCON-PR e tem como base o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta assinado entre a Coordenadoria, IPEM-PR, e o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná - SIPCEP. O documento, assinado no último dia 19 de dezembro, previa um prazo de 20 dias para que os estabelecimentos se adaptassem à nova regra.
O termo visa ajustar uma prática de mercado, pois, após análise do comportamento na comercialização do produto, verificou-se a ocorrência de venda, por alguns estabelecimentos, da unidade do pão d’água com um peso menor do que 50 gramas.
Para o consumidor nada muda, ele continua a pedir o pão por unidade, mas o produto deve ser pesado na sua presença. Caso o pãozinho venha exceder 50 gramas, o estabelecimento só poderá cobrar o valor equivalente a este peso. Assim, o preço final a ser cobrado do consumidor não poderá exceder ao valor obtido pela multiplicação do número de pães pelo valor correspondente a 50g.
Além disso, os estabelecimentos devem informar o consumidor sobre os dados de fabricação, se própria ou terceirizada, preço a ser cobrado por quilo e valor equivalente a 50 gramas em destaque, bem como o tipo de farinha utilizado na produção. No caso de fabricação terceirizada, o responsável deverá ser identificado, com a razão social, CNPJ e endereço. As informações devem ser prestadas por escrito, em cartaz ou “banner”.