Palestra vai explicar migração de documentos para meios digitais

29/06/2010 - 15:00

Confira o áudio desta notícia

O Arquivo Público do Paraná e a Associação dos Amigos do Arquivo Público promovem nesta quinta-feira (1º), em Curitiba, uma palestra sobre a migração de documentos e processos para meios digitais. A palestra será ministrada pelo professor Stefano Kubiça, mestre em Informática Aplicada com Concentração em Análise e Reconhecimento de Documentos Eletrônicos, e profissional da Celepar.
Kubiça vai tirar dúvidas e esclarecer aspectos jurídicos e tecnológicos que devem ser observados para a migração de documentos. Vai explicar os principais conceitos relacionados à temática “documentação digital” e falar das tecnologias existentes e aplicáveis à certificação digital e gerenciamento eletrônico de documentos.
O professor é hoje referência nacional quando o assunto é gestão eletrônica de documentos. No currículo, tem conferências realizadas em audiências na Câmara dos Deputados, em órgãos como Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Copel e Furnas e em congressos com técnicos, profissionais e pesquisadores da área.
INSCRIÇÃO - A participação na palestra é gratuita. Antes, é preciso fazer inscrição, pelo portal do Arquivo Público (www.arquivopublico.pr.gov.br). O evento será realizado na sede da instituição, na Rua dos Funcionários, 1796, Cabral, a partir das 15 horas. Mais informações pelo telefone 41-3352-2299.
O Arquivo Público, fundado há 155 anos, é um departamento vinculado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Sua atribuição principal é a gestão documental dos órgãos da administração direta e autárquica do Poder Executivo. Por gestão documental entende-se, em síntese, a adoção de procedimentos e padrões que assegurem a preservação, recuperação e a guarda dos documentos oficiais, bem como o acesso a eles.