A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Brasil Argentina do Estado do Paraná promove no próximo dia 21, em Curitiba, palestra sobre o Sistema de Pagamento em Moeda Local (SML), em Curitiba. Ministrada pelo diretor jurídico da entidade, Luis Felipe de Matos, e por um integrante da diretoria de comércio exterior do Banco do Brasil, a palestra é voltada a empresários importadores e exportadores que têm relações comerciais com a Argentina.
O SML é um novo sistema para as transações comerciais entre os dois países que torna desnecessária a conversão de pagamentos para o dólar. Em vigor desde setembro do ano passado, ele permite que importadores e exportadores brasileiros e argentinos recebam os pagamentos em reais e pesos, diminuindo o custo das transações.
De acordo com Matos, o sistema ainda é pouco conhecido pelos empresários, embora represente ganho financeiro para as empresas. “A palestra deve fomentar o conhecimento deste novo tipo de pagamento e mostrar seus benefícios”, diz. Para ele, a inovação deve fortalecer as relações comerciais entre os dois países e permitir a integração de pequenas e médias empresas a este mercado. “É também um importante chamariz para o Mercosul”, diz Matos.
SERVIÇO
Data: terça-feira, 21.07.09
Horário: 18h30
Local: Centro de Convenções da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Brasil Argentina do Paraná (Rua da Glória, 72, Centro Cívico, Curitiba)
Palestra explica Sistema de Pagamento em Moeda Local entre Brasil e Argentina
Promovida pela Câmara de Comércio Brasil/Argentina do Paraná, a palestra mostrará o funcionamento e as vantagens do novo sistema
Publicação
13/07/2009 - 17:47
13/07/2009 - 17:47
Editoria