Palestra de filósofo vai abrir cursos de 2008 aos servidores

O filósofo Mário Sérgio Cortella, que foi aluno e trabalhou com o educador Paulo Freire, vai ministrar no próximo dia 1º, às 14h30, uma palestra para os servidores públicos estaduais
24/03/2008 - 14:59
O filósofo Mário Sérgio Cortella, que foi aluno e trabalhou com o educador Paulo Freire (morto em 1997), vai ministrar no próximo dia 1º, às 14h30, uma palestra para os servidores públicos estaduais. O evento, que ocorrerá no Canal da Música, em Curitiba, marca oficialmente o início do calendário 2008 dos programas de capacitação do funcionalismo desenvolvidos pela Escola de Governo, diretoria vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. “Da oportunidade ao êxito: mudar é complicado?” é o tema da palestra, voltada a funcionários de todos os órgãos públicos estaduais, de qualquer função, cargo e escalão. Os interessados em participar do encontro devem se inscrever, gratuitamente, pelo Portal da Escola de Governo (www.escoladegoverno.pr.gov.br). Propiciar reflexões, a partir de conteúdos e conceitos da Filosofia, sobre a vida profissional e pessoal é a proposta essencial do evento. O PALESTRANTE – Mário Sérgio Cortella, além de filósofo, é mestre e doutor em Educação, professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação, da PUC-SP, e, ainda, professor da Fundação Dom Cabral e da Fundação Getúlio Vargas. É autor de livros como “A Escola e o Conhecimento” (Cortez), “Nos Labirintos da Moral”, com Yves de la Taille (Papirus), “Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas” (Vozes) e “Não Nascemos Prontos!” (Vozes). Cortella foi secretário municipal de Educação, em São Paulo, nos anos de 1991 e 1992 (gestão Luíza Erundina). Nos dois anos anteriores (1989 e 1990), durante a mesma gestão, foi assessor e chefe de gabinete de Paulo Freire quando este, então, ocupava a Secretaria de Educação paulistana. “Não dá para pensar na educação no mundo atual sem o pensamento de Paulo Freire. É um filósofo da educação. Ele conseguiu fazer um chamado, ser um andarilho da utopia e caminhar pelo mundo afora”, disse Mário Sérgio Cortella em entrevista à Revista Fórum (www.revistaforum.com.br), ano passado, quando dos dez anos da morte do educador. SERVIÇO – Os servidores públicos podem obter informações sobre a palestra pelo telefone (41) 3351-6145 ou pela internet (www.escoladegoverno.pr.gov.br e www.portaldoservidor.pr.gov.br). BOX Programas vão da escolarização básica à pós-graduação Os programas de capacitação profissional da Escola de Governo, diretoria vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência e que têm na palestra com o filósofo Mário Sérgio Cortella, no dia 1º de abril, o lançamento do ano 2008, vão da escolarização básica à pós-graduação, passando por cursos de capacitação continuada. O Catálogo 2008, contendo as ações previstas para este ano, foi apresentado no último dia 4, pela secretária Maria Marta Lunardon, na reunião das terças-feiras da equipe de governo. Fazem parte do leque de ações os programas, em andamento, de Escolarização do Servidor (ensinos fundamental e médio a funcionários que não concluíram a escolarização básica), o de Desenvolvimento de Competências (cursos rápidos, nas áreas técnica, gerencial e comportamental), o de Pós-Médio (curso técnico em Gestão Pública), o de Pós-Graduação (especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas) e o de Capacitação para a Educação à Distância. E estão para serem lançados a Graduação (Tecnólogo em Gestão Pública) e o Mestrado (Gestão da Informação).