Palestra com professora de Lingüística marca volta às aulas do “Escolarização do Servidor”

Programa oferece supletivo nos ensinos fundamental e médio a funcionários públicos estaduais que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos
15/02/2008 - 15:20
Começa nesta segunda-feira (18) o ano letivo de 2008 do Programa de Escolarização do Servidor, que oferece supletivo nos ensinos fundamental e médio a funcionários públicos estaduais que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos. Na volta às aulas, os servidores vão assistir à palestra “A Escola como Veículo de Comunicação”, a ser ministrada pela professora Adriane Cristina Ribas Setti, mestre em Lingüística da Língua Portuguesa. A palestra está marcada para as 14h, no auditório da Casa Civil, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. A palestra tem o objetivo primordial de estimular a reflexão entre os servidores. Com espaço para a interatividade, a professora Adriane Cristina Ribas Setti vai passar aos funcionários, de forma descontraída, um pouco de sua experiência. O “Escolarização do Servidor” é um programa desenvolvido pela Escola de Governo do Paraná, vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O programa tem o apoio de outros órgãos públicos, nos quais há salas de aula. Atualmente, o programa está presente em seis unidades do governo estadual, tanto em Curitiba e Região Metropolitana como no interior do Paraná. Na Capital e Região, há salas de aula na Casa Civil (Palácio das Araucárias) e nos hospitais São Roque (Piraquara) e Adauto Botelho (Pinhais). No interior, o programa está presente em Londrina, na sede do Iapar. O Programa de Escolarização do Servidor é aplicado na modalidade presencial do “Educação de Jovens e Adultos” (EJA). Assim, os alunos recebem material didático para estudar e fazer tarefas em casa. No entanto, é necessário freqüentar a sala de aula. As aulas são de segunda a quinta-feira. Há turmas de ensino fundamental e de ensino médio. O que diferencia o EJA oferecido ao público em geral do programa destinado a funcionários públicos é a adequação às necessidades específicas desses funcionários. As aulas são, em boa parte, durante o intervalo do horário de expediente; além disso, os alunos são liberados pela chefia a se ausentarem por alguns instantes do local de trabalho para comparecer às aulas. Essas facilidades estimulam o servidor a voltar aos bancos escolares. O objetivo da iniciativa é fazer com que o maior número possível de funcionários públicos estaduais concluam o ensino básico (fundamental e médio). Os servidores que quiserem mais informações sobre o programa podem entrar em contato com a Gerência Executiva da Escola de Governo. O telefone é 41 3351 6717.