Palestra apresenta a servidores novos conceitos em liderança de equipes

Servidores públicos estaduais, que atuam em funções de chefia nos órgãos do Poder Executivo, assistira a palestra nesta quinta-feira (17) em Curitiba
17/07/2008 - 17:00
“Liderança coach” é uma forma de comandar equipes de trabalho que ultimamente vem sendo difundida no mercado corporativo. Mostrar que conceitos essa nova forma traz e como eles podem ser aplicados na administração pública foi o objetivo de uma palestra realizada nesta quinta-feira (17), em Curitiba, a cerca de 100 servidores públicos estaduais, que atuam em funções de chefia nos órgãos do Poder Executivo. Os palestrantes foram o administrador Álvaro Luiz Martins, gerente regional, no Paraná, da Caixa Econômica Federal, e o economista Fábio Carnelós, superintendente da Caixa em Maringá. “O líder ‘coach’ é o líder inspirador, que motiva, que inspira sua equipe, que compartilha decisões e ações”, explicou Martins. EXPERIÊNCIA - O gerente regional contou que é funcionário de carreira da Caixa há quase três décadas, e que há 21 anos atua em funções de gerência. Sob sua supervisão estão mais de 1,2 mil funcionários – sendo 115 deles gerentes de banco. “Mais que minha formação de administrador, ressalto a experiência acumulada durante todo esse tempo”, disse. “Coach” é uma palavra inglesa que, no esporte, significa o mesmo que técnico ou treinador em português. De acordo com Álvaro Martins, é essa função – como a de um técnico ou treinador de um elenco – que o “coach” deve exercer na empresa ou órgão público onde comanda equipes e projetos. A palestra sobre liderança “coach” foi promovida pela Escola de Governo do Paraná, instituição vinculada ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu). Ocorreu no auditório da própria Sedu. PARCERIAS - O secretário de Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto, abriu o evento salientando as parcerias entre a Escola de Governo e a Sedu, em programas de capacitação de servidores estaduais e municipais. Destacou o convênio com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), assinado na última terça-feira (15) e que vai permitir a aplicação de curso superior a funcionários de prefeituras e do governo do Estado. “A secretária Maria Marta [da Administração] está trabalhando para que 1 mil vagas sejam reservadas aos servidores estaduais”, assinalou. Os principais programas de capacitação profissional promovidos pela Escola de Governo foram enumerados pela gerente da instituição, Marli Pasqualin. Ela também frisou a importância do trabalho conjunto entre a Escola de Governo e outras secretarias. “São parcerias fundamentais, que dão oportunidade à participação de um número cada vez maior de servidores.” SERVIÇO – Confira os cursos e eventos de capacitação promovidos pela Escola de Governo acessando www.escoladegoverno.pr.gov.br.