Paixão dos servidores é o “tempero” que faz do Arquivo Público referência

É o que diz a secretária de Estado da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon sobre os 155 anos da instituição
07/04/2010 - 16:00

Em artigo em referência aos 155 anos do Arquivo Público do Paraná, comemorados nesta quarta-feira (7), a secretária de Estado da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, destaca que o sucesso dos projetos e programas desenvolvidos pela instituição é resultado não só da competência técnica dos servidores que compõem as equipes. Mas, principalmente, “do compromisso, da dedicação, da paixão e do amor” com que desempenham suas tarefas. “Esses ingredientes, sem dúvida, temperam os 155 anos de vida do Arquivo Público do Paraná”, diz.
Confira, a seguir, o artigo:
“A 'wikipédia', a enciclopédia dos tempos modernos, define 'memória' como 'a capacidade de adquirir, armazenar, recuperar e evocar informações'. Impressionante como tal definição poderia conceituar com precisão o que é um Arquivo Público, o que é o Arquivo Público do Paraná: a instituição que absorve, guarda, recupera e torna pública a nossa história administrativa, política e, portanto, cultural.
Mas os dicionários e enciclopédias nos trazem apenas as definições; as funções do que é conceituado, sobre elas nos cabe refletir. Então, lancemos a pergunta: como e, principalmente, para quê resgatar, guardar, preservar e tornar pública nossa história? Ora, sabemos todos a resposta, de pronto: para a gente bem fazer o presente e construir o futuro... Certo, e estamos a cumprir essa missão?
Ao menos no nosso caso, o do Arquivo Público do Paraná, tudo indica que sim.
Em 155 anos de vida, o Arquivo Público do Paraná não se restringe ao espaço aonde despachamos uma porção de papéis, onde se faz um arqueológico trabalho de redescoberta de informações, onde tudo isso que é guardado e recuperado é colocado à disposição para consulta, para pesquisa. São, claro, etapas imprescindíveis, e reconhecidamente feitas de forma exemplar pela nossa instituição, mas o trabalho dela na construção do futuro não fica por aí.
O Arquivo Público, embora seja o espaço para admiração do antigo, é o campo onde o moderno, o avançado, o tecnológico devem se fazer presente.
O ontem está sendo recuperado e publicizado graças, por exemplo, à digitalização. Está aí o “Memórias Reveladas”, programa do governo federal, de abertura dos arquivos da ditadura militar, que tem o Arquivo Público do Paraná como importante e referencial parceiro. Pela internet, de qualquer parte do mundo, o cidadão já pode acessar fichas dos Dops (Delegacias ou Departamentos de Ordem Política e Social) que, até pouco tempo, só poderiam, quando muito, ser consultadas in loco e ainda assim com uma série de restrições – legítimas - a fim de que se preservasse a integridade dos documentos.
Já a memória para o amanhã, esta, por sua vez, está sendo assegurada graças a constantemente atualizadas práticas de gestão de documentos. E quando falamos “documento” não nos referimos apenas aos documentos em papel, mas, sobretudo e cada vez mais, aos documentos virtuais – os milhares de e-mails, as centenas de arquivos na internet produzidos diariamente pela administração pública. São documentos tão vulneráveis, sujeitos a ficarem perdidos no tempo e no espaço, que por isso são desafiadores a arquivologistas, técnicos e profissionais afins, responsáveis pela gestão das informações, dos dados - em suma, daquilo que constrói nossa memória.
Agora - é bom que se diga - de nada adiantam o valor histórico do antigo e as inovações tecnológicas do moderno se a função, se o trabalho, não for feito com compromisso, dedicação, paixão e a amor. Esses ingredientes, sem dúvida, temperam os 155 anos de vida do Arquivo Público do Paraná.
Os catálogos, as exposições, os espaços bibliotecários, a organização documental aplicada aos outros órgãos estaduais, a modernização do acesso ao acervo, a reformulação do portal e a reestruturação da sede física, entre outros trabalhos que fazem o Arquivo Público ser procurado e chamado pelo e no país inteiro são frutos, fundamentalmente, de um trabalho desenvolvido por uma equipe pequena, porém unida, muito engajada e apaixonada pelo que faz.
Assim, parabéns ao Arquivo Público pelos seus 155 anos, parabéns à diretora, Daysi Lúcia Ramos de Andrade e toda a sua equipe, à Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná e a todos que, de alguma maneira colaboram, são parceiros e formam a alma dessa instituição tão conceituada e querida pela sociedade!”
Maria Marta Renner Weber Lunardon
Secretária de Estado da Administração e da Previdência, pasta à qual o Arquivo Público – pela sua função elementar de responder pela gestão dos documentos oficiais do Governo do Paraná – é vinculado.