Paixão Segundo Antonina mobilizou a população paranaense numa grande demonstração de fé

Milhares de pessoas que acompanharam o tradicional espetáculo ao ar livre da “Paixão Segundo Antonina”, na noite de sexta-feira (10), nas ruas de Antonina
13/04/2009 - 12:30
Milhares de pessoas que acompanharam o tradicional espetáculo ao ar livre da “Paixão Segundo Antonina”, na noite de sexta-feira (10), nas ruas da cidade, tiveram a oportunidade de assistir um dos mais belos trabalhos de luzes e efeitos realizados pela equipe técnica do Teatro Guaíra. A iluminação, os cenários, aliados ao desempenho dos atores profissionais e dos membros da comunidade contribuiram para criar um clima mágico e levar o público ao auge, nos sentimentos de emoção e de fé. Uma semana antes da Páscoa, uma equipe de técnicos do Centro Cultural Teatro Guaíra foi a Antonina, com mais de uma tonelada de equipamentos composto pelos cenários, luz e som, pertencentes ao Teatro e cedidos pela empresa Tamanduá, para executar o trabalho de montagem dos diversos palcos. A comunidade local confeccionou os figurinos, que têm como principal característica a utilização de produtos encontrados na beira-mar como a palma do buriti, conchas, o cipó cru, cascas de siri e de mariscos, além de várias sementes. A “Paixão Segundo Antonina” teve início na histórica Estação de Trem, com atores e figurantes sob o forte som de um surdo, até a Igreja de São Benedito, no centro da cidade, onde um narrador, vivido pelo ator Ney Mendes, anunciava “um encontro para a celebração da vida”. Neste momento, para o delírio do público presente, abriram-se as portas da Igreja para dar passagem ao bailarino André Néri, que interpretava Jesus Cristo, e da consagrada atriz Guta Strasser, no papel de Nossa Senhora. A encenação estendeu-se por 14 palcos até a subida do Calvário, esta realizada nas escadarias laterais da Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Os passos finais, a crucifixão e a descida de Jesus da cruz, foram representados no alto das escadarias da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, com muitos efeitos especiais, num belíssimo e apoteótico final. O espetáculo teve como característica a mescla do tradicional (os fatos relatados na Bíblia), com elementos da cultura popular brasileira, como a interpretação da conhecidíssima canção “Ave Maria”, de Jayme Redondo e Vicente Paiva, grande sucesso da MPB, na voz de Dalva de Oliveira. A interpretação foi do antoninense Marcello Cecyn. O final foi encenado com um numeroso grupo de anjos, portando bandeiras coloridas, que saudavam a Ressurreição de Cristo, ao som da música “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. O sucesso da apresentação contou com o esforço da equipe técnica e dos atores. Guta Strasser e André Néri, que permaneceram em cena em tempo integral e impressionaram pelo fato de conseguirem manter as expressões dos personagens, apesar do assédio direto do público e até de figurantes. Guta impressionou ainda pela simpatia, disponibilidade e generosidade com que atendeu a todos. O grupo de atores profissionais que se deslocou de forma voluntária para Antonina, possibilitou que o evento tivesse um tratamento de alta qualidade técnica. Guta Strasser (Nossa Senhora), André Néri (Jesus Cristo), Mozart Machado (Demônio), Maurício Vogue (Herodes), Áldice Lopes (Pilatos), Ney Mendes (Narrador), Isidoro Diniz, Danilo Aveleda, Michelle Pucci (Verônica), os artistas de Antonina e a equipe técnica do Teatro Guaíra emprestaram ao espetáculo deste ano um brilho ímpar. A realização da “Paixão Segundo Antonina”, com este nível de profissionalismo, só foi possível graças à associação de esforços dos órgãos públicos (Prefeitura Municipal de Antonina, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Provopar e Centro Cultural Teatro Guaíra) a empresas particulares como a Pousada das Laranjeiras, que hospedou a equipe técnica do Teatro Guaíra e os atores. A diretora artística do Centro Cultural, Lú Rufalco, profissional experiente da área de produção de cinema e televisão, esteve à frente das ações da equipe do Teatro Guaíra. A presidente da instituição, Marisa Villela, avalia que o resultado extremamente positivo e gratificante do evento reforça a posição do Teatro Guaíra de buscar a interiorização das suas ações. “Não só pelo fato do Centro Cultural Teatro Guaíra ser um órgão estadual, mas por desenvolver sua função precípua, precisa estar atento às principais tradições culturais do Estado, no apoio à sua manutenção e ao seu desenvolvimento”, afirmou, lembrando que dentro desta linha de atuação, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentou no dia 28 de março, no Santuário São Benedito, na Lapa, outra das cidades históricas do Paraná. Marisa ressalta ainda a importância dessas cidades na formação e desenvolvimento da cultura paranaense e das nossas tradições.