Os países que compõem a rede latino-americana “Quatro Motores do Mercosul” vão trabalhar em conjunto com os que integram o grupo “Quatro Motores da Europa”, desenvolvendo ações de cooperação em diversos campos, como comércio, turismo e tecnologia. O termo de compromisso será assinado no dia 20 de maio, durante seminário no Palácio das Araucárias, em Curitiba, pelo governador Roberto Requião e pelo presidente da região francesa de Rhône-Alpes, Jean-Jack Queyranne.
“Este é um modelo de cooperação inovador no Brasil e visa potencializar os países que compõem as duas redes, proporcionando o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos a partir de entidades subnacionais”, afirma o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) no Paraná, Santiago Gallo.
A rede latino-americana é composta, além do Estado do Paraná, pelos departamentos de Alto Paraná (Paraguai) e Rivera (Uruguai) e pela província de Córdoba (Argentina), sendo inspirada no Quatro Motores para a Europa. Na rede européia, que existe há 20 anos, estão Rhône-Alpes (França), Baden-Württenberg (Alemanha), Lombardia (Itália) e Catalunha (Espanha).
Para promover o desenvolvimento sustentável e participativo desses estados, províncias e departamentos, estão previstas ações em diversos eixos temáticos, como indústria e comércio, turismo, educação, cultura, ciência e tecnologia e meio ambiente.
A abertura do seminário será feita por Requião, às 9h30. Em seguida, Queyranne explicará o funcionamento dos “Quatro Motores para a Europa”. Santiago Gallo apresentará o trabalho da rede latino-americana e a proposta de atividades entre as duas redes, sob o ponto de vista do Mercosul.
O chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (Erepar), ministro Sergio Couri, fará a palestra “Alcance Econômico da Associação das Redes 4MM e 4ME”. Às 12h, os participantes vão conceder entrevista à imprensa.
Países do Mercosul e da Europa vão ampliar cooperação em comércio, turismo e tecnologia
Termo de compromisso será assinado no dia 20 de maio, durante seminário no Palácio das Araucárias, em Curitiba
Publicação
07/05/2009 - 16:10
07/05/2009 - 16:10
Editoria