Representantes dos estados, províncias e departamentos que compõem as redes Quatro Motores para o Mercosul e Quatro Motores para a Europa reúnem-se entre esta sexta-feira (29) e dia 2 de fevereiro para discutir a ampliação de projetos de integração entre os dois blocos. Os encontros são organizados pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul/PR) e acontecem no Paraná, Paraguai e Argentina. O governador Roberto Requião participa do evento na segunda-feira (1.º), em Foz do Iguaçu.
O bloco latino-americano, presidido por Requião, é formado pelo Paraná, pelos departamentos de Alto Paraná (Paraguai) e Rivera (Uruguai) e pela província de Córdoba (Argentina). O grupo foi inspirado no Quatro Motores para a Europa, existente há 20 anos, composto por Rhône-Alpes (França), Baden-Württenberg (Alemanha), Lombardia (Itália) e Catalunha (Espanha).
Em maio de 2009, eles assinaram termo de compromisso para desenvolver ações em conjunto em diversos setores, de forma a fortalecer as regiões e torná-las mais competitivas ao cenário internacional. Agora, os projetos serão ampliados, principalmente nos campos da economia, meio ambiente, agricultura, comércio, indústria, educação e turismo.
“Será uma reunião de planejamento, para formar a estrutura que vai levar adiante os projetos que serão definidos pelos presidentes de cada uma das regiões. Esta é a primeira reunião entre os dois blocos, que formam a única rede multilateral entre a União Européia e o Mercosul”, afirmou o secretário executivo do Codesul Paraná, Santiago Gallo.
O evento vai contar com 80 representantes do bloco europeu. Pelo Paraná, estarão presentes os secretários Virgílio Moreira Filho (Indústria e Comércio), Lygia Pupatto (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Valter Bianchini (Agricultura e Abastecimento) e Rasca Rodrigues (Meio Ambiente e Recursos Hídricos).
Participam ainda representantes de universidades, Itaipu, municípios da região de fronteira, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE – agente financiador de projetos realizados com empresas brasileiras), Sebrae (com cooperação transfronteiriça), Federação do Comércio (com a Câmara de Comércio Exterior). Autoridades do Ministério das Relações Exteriores do Brasil também estarão presentes.
Programação – As atividades têm início na sexta-feira (29), às 9h30, no Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu. Técnicos dos dois blocos farão reuniões preparatórias para conhecer e avaliar as possibilidades de negócios entre as regiões, e, então, traçar os principais pontos de interesse de trabalho.
No sábado (30) e domingo (31), os representantes do bloco europeu vão visitar pontos turísticos, como as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu, para avaliar as possibilidades de parcerias no setor. Também serão promovidos encontros na Argentina e no Paraguai.
Na segunda-feira (1.º), às 9h, haverá seminário em Foz do Iguaçu (Hotel Bourbon Cataratas) com a participação do governador Requião. Serão apresentadas as regiões integrantes das duas redes e discutidas possibilidades de trabalho conjunto específicas com o Paraná. A partir das 14h, os representantes dos dois blocos participam de mesas redondas sobre economia e meio ambiente.
O encontro termina na terça-feira (2), em Curitiba. Às 10h30, no Palácio das Araucárias, técnicos e empresários europeus se encontram com o Comitê Organizador Paranaense da Copa do Mundo de Futebol – Fifa 2014. A reunião será presidida pelo vice-governador Orlando Pessuti, coordenador do Comitê, que vai apresentar os projetos de infraestrutura na cidade, uma das sedes do mundial. Às 14h30, haverá reunião com secretários de Estado para discutir programas em diversos setores, como agricultura, indústria, comércio, turismo, educação e ciência e tecnologia.
Ainda na terça-feira, às 16h30, o Governo do Paraná assina protocolo de intenções com o governo de Baden-Württenberg (Alemanha). A parceria prevê o desenvolvimento de projetos na área da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Em seguida, será proposta e discutida a criação da Agência Internacional de Desenvolvimento do Paraná, a exemplo da agência que os Quatro Motores da Europa já possuem. A ideia é que o órgão busque recursos estrangeiros para aplicar em projetos que promovam o comércio e a integração regional.
Serviço: reunião das redes Quatro Motores para o Mercosul e Europa
Data: de 29/1 a 3/2
Local: Hotel Bourbon Cataratas – Rodovia das Cataratas, Km 2,5 – Foz do Iguaçu.
Palácio das Araucárias (sede do Governo do Paraná) – Rua Jacy Loureiro de Campos, s/nº - Centro Cívico – Curitiba.
Países do Mercosul e da Europa reúnem-se para discutir parcerias em evento do Codesul
Os encontros são organizados pelo Codesul/PR e acontecem no Paraná, Paraguai e Argentina. O governador Roberto Requião participa do evento na segunda-feira (1.º), em Foz do Iguaçu
Publicação
28/01/2010 - 11:10
28/01/2010 - 11:10
Editoria