Centenas de moradores de Apucarana e região acompanharam a inauguração do Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira nesta quinta-feira (28). A expectativa da população é grande para o início do funcionamento daquela que é chamada na cidade de “escola do futuro”.
Maria Rosangela Noronha, mãe da aluna Jéssica de 10 anos que cursa a 5ª série, contou da ansiedade pelo início das aulas. “Eu trabalho o dia todo e no horário que minha filha iria ficar sozinha em casa, ela estará aprendendo muitas atividades com os professores. A Jéssica vai estudar num colégio maravilhoso”, ressaltou.
O colégio é a primeira unidade de ensino estadual em tempo integral com regime de colaboração entre Estado e município. Com a proposta de tempo integral, os períodos da manhã e da tarde serão de responsabilidade do município. No período noturno, o estado oferecerá o ensino médio. Foram investidos cerca de R$ 7 milhões na obra e no mobiliário da escola.
Com filho e neta na expectativa para estudar na nova escola, o casal Manoel e Irene de Almeida destacou o colégio como uma obra importante para a comunidade dos conjuntos habitacionais Dom Romeu Alberti e Djalma Mendes. “Agora o acesso até a escola ficou fácil. Sem contar que minha neta vai aprender mais coisas com as atividades que o colégio terá em tempo integral”, comemorou Dona Irene.
A chefe do núcleo regional de Educação de Apucarana, Vanda Pedroso de França, explicou que esta parceria inédita entre Estado e município para a oferta da educação em tempo integral vai facilitar a vida de centenas de famílias na região. “A oferta do ensino integral vai beneficiar pais e mães de alunos, pois o colégio dispõe do que há de melhor para as crianças desenvolverem atividades complementares, e assim enriquecer sua formação”.
Neste primeiro ano, os alunos da 1ª a 5ª séries estudarão em tempo integral e gradativamente os alunos da 6ª a 9ª séries. O colégio contará com mais de 80 funcionários entre professores, administrativos e serviços gerais da rede estadual e do município.
Há dez anos o município de Apucarana disponibiliza a educação integral para os estudantes de 1ª a 4 séries. A “escola do futuro” como está sendo chamado o novo colégio foi idealizado pelo ex-prefeito de Apucarana e diretor de relações com investidores da Sanepar, Valter Pegorer juntamente com o governo estadual. “Este colégio será referência no Brasil, pois é a primeira escola no Paraná que passa a ofertar o ensino fundamental de forma integral”, destacou.
Segundo ele, o governador teve a sensibilidade e a ousadia de colocar o projeto em ação. “A escola prepara o aluno para a vida. Com a criança longe da rua, a chance dela ir para o mau caminho é menor. Uma sociedade mais justa se faz com o olhar atento e ação dos governantes”, enfatizou.
INFRAESTRUTURA – São 6.798 m² de área construída em três andares, dispõe de elevadores com total acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. A estrutura conta com ginásio poliesportivo coberto, quadra de esportes auditório e anfiteatro para 279 espectadores, 77 ambientes, entre 14 salas de aula, salas de apoio pedagógico laboratórios de informática, Ciências, Química, Física e Biologia, biblioteca, cozinha, refeitório e espaços específicos para atividades de música, vídeo, teatro e dança. Ainda consta na obra a casa do zelador.