O Batalhão Rodoviário da Polícia Militar (BPRv) lançou, na manhã desta sexta-feira (20), a Operação Carnaval 2004. Em relação ao mesmo feriado de 2003, a PM prevê um aumento de 20% no total de veículos que devem seguir com direção às praias paranaenses. “Não adianta aumentar o efetivo nas estradas se os motoristas não fizerem a sua parte, deixando de ser imprudentes”, comentou o comandante do BPRv, tenente-coronel José Paulo Betes.
Como a preocupação maior é com a prevenção e a redução do número de acidentes e mortes nas estradas, as ações da PM serão intensificadas com o objetivo de fazer com que os motoristas evitem abusar da velocidade, a principal causa de acidentes. No ano a passado, a circulação de veículos nas estradas que levam ao Litoral chegou a 180 mil, nos quatro dias de duração da operação. A operação que foi lançada nesta sexta-feira se estenderá até às 18h da próxima quarta-feira de cinzas. “A previsão da meteorologia é de tempo instável, com possibilidade de chuva, portanto a orientação aos motoristas é que redobrem os cuidados, pois a pista molhada favorece a ocorrência de acidentes”, alertou Betes.
Estatística - No carnaval do ano passado o BPRv computou 243 acidentes, nos quais 200 pessoas ficaram feridas e 11 morreram. Estes números dizem respeito às ocorrências registradas nos 16 mil quilômetros de estradas, estaduais e federais, que estão sob responsabilidade da Polícia Militar. Além do trabalho de fiscalização nos 65 postos espalhados em todo o Estado, os policiais estarão utilizando radares móveis em pontos considerados de risco e com maior possibilidade de acidentes. “Nossa intenção é sempre orientar, mas como há condutor que ainda não se conscientizou, é preciso fazer um trabalho repressivo também”, disse o coronel.
Ele aproveitou para relatar que, felizmente, a parcela de motoristas que insistem em desrespeitar as leis e arriscar a própria vida e a de outras pessoas está diminuindo. Do começo do ano até agora o BPRv registrou uma redução média de 33% no número de acidentes, de pessoas feridas e de mortes em comparação com o mesmo período do ano passado. “Sempre digo que se conseguirmos preservar uma vida já podemos comemorar”, afirmou o comandante, lembrando que o Batalhão Rodoviário da Polícia Militar mantém o telefone 1551 para a comunicação de qualquer emergência em todo o Paraná.
PM se prepara para o aumento de veículos nas estradas
A previsão é que o trafego em direção ao litoral do Estado aumente em 20% e que o tempo permaneça instável, favorecendo acidentes
Publicação
20/02/2004 - 00:00
20/02/2004 - 00:00
Editoria