PM mostra serviços e equipamentos no Paraná em Ação

Foram apresentados trabalhos das unidades especializadas da PM, como os do Batalhão de Polícia de Trânsito e do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde
Publicação
07/09/2010 - 17:17
Editoria
A Polícia Militar do Paraná, aproveitando as comemorações da Semana da Pátria, esteve com estandes de exposição de suas ações na feira Paraná em Ação, promovida pelo Governo do Estado, no Centro Cívico, em Curitiba.
Foram apresentados todos os trabalhos das unidades especializadas da PM, como o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Programa Estadual de Resistências às Drogas (Proerd) e do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb- FV).
O BPTran expôs as motos utilizadas em atividades na rua, orientando os visitantes em relação aos equipamentos de segurança e também sobre a obrigatoriedade do uso das cadeirinhas de segurança para o transporte de crianças nos carros.
“A procura foi bastante grande, pois a lei entrou em vigor há pouco tempo. Nós orientamos pais que, para crianças de até 1 ano, utilizem o chamado ‘bebê conforto’; de 1 a 4 anos, a cadeirinha, e de 4 a 7,5 anos que insiram o acento de elevação para o transporte seguro dos filhos”, disse o soldado Delci da Silva, do BPTran, um dos policiais que atenderam o público.
Para o soldado Orrivaldir Loch de Paula, também do BPTran, o público infantil é um dos que mais aproveitaram as apresentações. “São eles que deixam a feira mais bonita e eles se divertem. É ótimo estar próximo do público infantil”, afirma. As crianças e os adolescentes também procuraram o estande do Proerd para obter informações sobre o projeto.
“O Proerd é um programa educacional de resistência às drogas que é inserido nas escolas nas turmas de 4ª séries. Nós incentivamos que a criança aprenda a dizer não a tudo o que é errado, principalmente às drogas”, explicou a soldado Josimar Damaceno de Souza. “Foi muito grande a procura e as crianças acabam perdendo o medo que elas às vezes têm dos policiais”.
“O BPAmb tem realizado várias campanhas educativas e participar do Paraná em Ação é mais um reflexo da atividade fim da parte administrativa da unidade. Nós mostramos o projeto Força Verde Mirim, de educação ambiental, e também as operações do batalhão”, relatou o porta-voz da unidade da PM, tenente Ivan Fonseca Filho. Além disso, animais silvestres empalhados foram apresentados à população.
Para o engenheiro de produtos e visitante da feira, Vaner Rosa de Andrade, o contato da comunidade com a Polícia Militar é essencial. “Nós estamos vendo que o trabalho da PM não é só o de repreensão aos crimes, mas também de prevenção. Eles nos deram boas dicas para cuidar dos nossos filhos. A ideia é que eu crie o meu filho vendo a Polícia Militar como um amigo e não como um inimigo. E que ele cresça com um sentimento cívico”.