O Comando do Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar do Paraná mudou sua sede administrativa para o município de Itaperuçu nesta quinta-feira (11). Durante três dias a Polícia Militar estará desenvolvendo operações especiais em Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. O deslocamento dos responsáveis pela parte de planejamento e operações do CPC para aquela cidade faz parte de um projeto piloto da PM para resolução dos problemas de segurança que afligem a comunidade.
Após esta primeira experiência, o comandante do CPC, coronel Nemésio Xavier de França Filho, já estuda a ida para outros municípios da Grande Curitiba. Itaperuçu foi escolhida para esta primeira operação especial depois do episódio da semana passada, quando moradores apedrejaram prédios públicos, incluindo o destacamento da Polícia Militar e a delegacia local. De acordo com o major Marcos Teodoro Scheremeta, do setor de planejamento do CPC, a intenção é resgatar a cidadania da população de Itaperuçu, bem como de Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré.
Parceria – O reforço do policiamento está sendo feito com o efetivo da Companhia de Polícia de Choque, do Batalhão de Polícia de Trânsito e do 17.º Batalhão da PM. O trabalho inclui o policiamento comunitário, onde os policiais trocam informações com a população e estabelecem uma parceria para o desenvolvimento de ações que visem a segurança de todos. Além disso, estão sendo realizadas operações bloqueio, onde os policiais militares revistam veículos e pessoas; operações saturação, com a PM se concentrando em determinada área da cidade.
Estas operações especiais têm como objetivo principal a retirada de armas e drogas de circulação, o que conseqüentemente faz diminuir as ocorrências policiais, garantindo uma maior sensação de segurança. Operações semelhantes estão sendo realizadas em toda a Grande Curitiba.
PM faz operações especiais em Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tamandaré
O Comando do Policiamento da Capital da PM instalou sua sede na região por três dias
Publicação
11/12/2003 - 00:00
11/12/2003 - 00:00
Editoria