PM faz operação para prevenir acidentes de trânsito em Ponta Grossa

Segundo a PM, 95% das colisões na região são provocadas por fatores como excesso de velocidade e desatenção
Publicação
25/10/2010 - 17:09
Editoria
Na busca pela prevenção de acidentes de trânsito nas ruas de Ponta Grossa (região dos Campos Gerais), o 1.º Batalhão de Polícia Militar realizou no final de semana operações em diferentes pontos da cidade. Segundo a PM, 95% das colisões na região de Ponta Grossa são provocadas por fatores como excesso de velocidade e desatenção. Só uma pequena parcela dos acidentes se deve a defeitos nos veículos.
Ao todo, os policiais fizeram 124 notificações, a grande maioria por delitos como ausência de carteira de habilitação. Dezenove motos e 14 automóveis foram apreendidos pela polícia. Segundo a PM, as atividades buscam evitar acidentes provocados pelo desrespeito às leis de trânsito.
Quinze pessoas foram flagradas dirigindo veículos sem a carteira de habilitação — todas foram autuadas. Outros 24 motoristas circulavam em veículos com o licenciamento anual vencido. Além disso, 15 motoristas que foram notificados por não usarem o cinto de segurança.
“Trabalhamos para coibir esses delitos, além de excessos e da imprudência de alguns motoristas”, explicou o comandante do Pelotão de Trânsito do Batalhão, tenente Fabian Borges Ogura. A operação prossegue até que a incidência de acidentes com vítimas fatais na região diminua. Desde o começo da ação, mais de 260 veículos foram vistoriados.
Os policiais também orientaram motociclistas de que é obrigatório manter a viseira do capacete abaixada. “Quem anda com capacetes sem viseira deve usar óculos especiais”, lembrou o tenente.
Segundo Ogura, motoristas e motociclistas devem adotar a direção defensiva como forma de evitar acidentes. “A imprudência e a falta de perícia fazem com que inocentes estejam expostos a acidentes”, alertou.