PM auxilia na revista a detentas da Penitenciária Feminina do Paraná

Objetivo é impedir que objetos e produtos ilícitos entrem nas unidades
Publicação
31/08/2010 - 15:20
Editoria
A Polícia Militar realizou, na manhã desta terça-feira (31), ações na Penitenciária Feminina do Paraná, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, para prevenir a entrada de objetos proibidos e verificar se há produtos ilícitos na unidade. O Batalhão de Polícia de Guarda (BPGD) realiza esse tipo de operação semanalmente a pedido da direção da instituição penitenciária.
“Verificamos o que entra ilegalmente nas instituições carcerárias para que possamos, juntamente com os órgãos responsáveis, aprimorar as fiscalizações nos arredores da penitenciária”, afirma o comandante da ação, capitão Márcio Antônio Machado Pereira. “Quando encontramos algum objeto ou produto ilícito encaminhamos documentação para o Departamento Penitenciário para que as devidas providências sejam tomadas”. Cerca de 460 detentas foram vistoriadas e não foi localizado nada irregular com elas ou nas celas.
CPA - Na semana passada, duas pessoas foram presas nas imediações da Colônia Penal Agrícola, próximo à Estrada da Barragem do Iraí, também em Piraquara. “O policial que fica na guarita do Educandário São Francisco percebeu dois suspeitos com uma mochila se dirigindo à barragem”, explica o porta-voz do BPGD, soldado Sérgio Renê Antunes. “Outro policial foi verificar a situação e não localizou a dupla suspeita”.
Logo em seguida, segundo o soldado, os suspeitos foram vistos sem a referida mochila. “Os dois foram abordados e a mochila foi achada próximo ao campo de futebol da Colônia Penal Agrícola”, relata. Nela, foram encontrados uma pistola calibre 380, marca Taurus, com 12 munições intactas e mais dois carregadores, quatro telefones celulares e 2,4 quilos de maconha.
José Augusto Alves, 25 anos, conhecido pelo apelido de “Lequinha”, morador em Londrina; e Fábio Marquionato Fernandes, 27, o “Pinguim”, morador em Cambé, foram detidos e encaminhados à delegacia de Piraquara.