Será nesta terça-feira (22), na sede da Secretaria Estadual do Planejamento (SEPL), o lançamento da Rede APL (Arranjos Produtivos Locais) Paraná. O objetivo da rede é trabalhar com todos os parceiros de uma forma articulada evitando a dispersão de escorços.
Nessa primeira reunião serão apresentados os Componentes da Rede APL Paraná, além das expectativas de trabalho.
De acordo com o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Reinhold Stephanes, a formatação da Rede é legítima e vem em boa hora. “Isso demonstra que nosso esforço para promover essa aproximação que estimula o crescimento e a descentralização do desenvolvimento no Estado é contínuo”.
Uma outra função da primeira reunião será identificar todas as atribuições da Secretaria do Planejamento e a definição de uma oficina para apresentação das atribuições de cada instituição signatária.
“Construiremos uma matriz de atribuições e prioridades de cada APL, ou seja, colocaremos os principais problemas de cada arranjo e quais instituições poderão resolver essas eventuais demandas”, lembra o diretor geral da SEPL, Allan Marcelo Costa.
Necessidade
Arranjo Produtivo Local é uma concentração geográfica de empresas e instituições que se relacionam em um setor particular. Inclui, em geral, fornecedores especializados, universidades, associações de classe, instituições governamentais e outras organizações que provêem educação, informação, conhecimento e/ou apoio técnico e entretenimento.
O objetivo do Governo do Paraná ao apoiar os APLs é gerar emprego e renda, reduzir os desequilíbrios regionais, aproveitar potencialidades e vocações locais e aumentar a competitividade empresarial.
As instituições participantes da rede são:
SEPL, SETI, SEIM, Ipardes, Tecpar,BRDE, Agência de Fomento do Estado do Paraná, Sebrae, Fiep, IEL e Senai
Serviço:
Primeira reunião da Rede APL Paraná
Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral.
DATA: 22 de Março de 2005.
LOCAL: Sala de Reuniões da SEPL
(R. Máximo João Kopp, 274, Bloco I - Santa Cândida)
HORÁRIO: 14 horas