A Secretaria da Saúde inicia nesta quinta-feira (14) o “II Encontro Macrorregional Sul-Sudeste para a Avaliação da Eliminação da Hanseníase”, no Hotel Deville, em Curitiba. O evento, que se estenderá até o dia 15, será aberto às 9h pelo diretor do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, Antonio Cleudo Lopes, representando o secretário da Saúde, Cláudio Xavier. Participam também o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Expedito Luna; e a coordenadora nacional do Programa de Hanseníase, Rosa Castalia. O objetivo é discutir a eliminação da hanseníase até o final de 2005 no Estado e até 2010 nos municípios e implementar e fortalecer as ações básicas em nível estadual e municipal.
O Paraná deverá alcançar o índice de um caso de hanseníase para cada 10 mil habitantes até o final deste ano, que é a mesma meta do Ministério da Saúde. “O Estado está com o índice de 1,59 para cada 10 mil habitantes e com certeza chegaremos ao final do ano com o índice que o Ministério da Saúde almeja”, afirmou o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.
Do encontro participam consultores dos grupos-tarefa do Estado, coordenadores dos Estados das duas regiões e dos municípios prioritários (que no Paraná são três), técnicos dos municípios que trabalham com hanseníase e as vigilâncias epidemiológicas municipais. Também estarão presentes ONGs de apoio e voluntários do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).
Serviço:
Hanseníase
Data: 14/07/2005 – quinta-feira
Horário: abertura às 8h30
Local: Hotel Deville – Comendador Araújo, 99 – Curitiba