A Ouvidoria, coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), se firmou, em 2008, como o canal certo de contato da população paranaense com o governo estadual. Média de 880 pessoas, por mês, procuraram a instituição durante o ano para fazer solicitações, reclamações, sugestões, denúncias e elogios sobre ações de diferentes órgãos ligados ao Poder Executivo estadual.
“A Ouvidoria tem papel importante porque é ela que pode ajudar os cidadãos a esclarecer dúvidas ou a solucionar problemas, que não conseguiram resolver em outras instâncias da administração pública”, observa o secretário responsável pela pasta, Luiz Carlos Delazari. “Além disso, a partir da participação popular, é possível aprimorar as políticas colocadas em prática pelo governo”, salienta.
Para Delazari, a confiança da população nos trabalhos do órgão se traduz em números. De janeiro até a terceira semana de dezembro, a Ouvidoria realizou 10.618 atendimentos por meio do telefone gratuito (0800-411113); pela internet, por meio do site da instituição, por carta ou pessoalmente. Desde 2003, a coordenadoria somou 68.028 contatos.
Em 2008, foram instaurados 7.239 procedimentos. Esses casos não puderam ser resolvidos no momento do atendimento e, por necessitarem de averiguação, foram encaminhados para as secretarias, autarquias, estatais e instituições de ensino superior responsáveis pelos assuntos tratados. “Depois de verificadas cada uma das situações, os cidadãos receberam uma primeira resposta em 15 dias”, explica o secretário.
REDE – Para garantir agilidade ao processo de atendimento – que começa no contato do cidadão até a resposta dada a ele –, a Ouvidoria conta com o auxílio da Rede de Ouvidores. Ela é formada por Ouvidores da Casa, que atuam nos órgãos estaduais, e por ouvidores municipais, das cidades que firmaram o Convênio da Cidadania, acordo de cooperação com o Estado para encaminhamento correto das demandas de competência estadual e das prefeituras.
“Com essa rede, num trabalho em conjunto, garantimos os bons resultados nos atendimentos à população. Além disso, esses servidores multiplicam a figura do ouvidor e o canal de contato entre o Poder Executivo e os paranaenses. Assim, o governo do Paraná se aproxima ainda mais dos cidadãos”, conclui Delazari.
BOX – SISTEMA DE INFORMÁTICA É LEVADO A OUTRAS OUVIDORIAS
A ferramenta que auxilia os trabalhos da coordenadoria de Ouvidoria, ao garantir mais eficiência, é o Sistema OUV. O software livre, desenvolvido por servidores da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge) e da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) em 2003, tem sido apresentado a diversas prefeituras, órgãos do governo do Paraná e de outros Estados, além de instituições, interessadas em usar o programa de controle e encaminhamento das solicitações em suas atividades de Ouvidoria.
Em 2008, o OUV foi mostrado a representantes das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação; do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG); da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev); da Universidade Estadual de Londrina (UEL); do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop); da Secretaria de Estado da Educação do governo do Pará; da Ouvidoria da Guarda Municipal de São José dos Pinhais; da Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar), e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. (Epagri).
Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Telefone: 0800-411113. Rua Comendador Araújo, número 711, no bairro Batel, em Curitiba. O CEP é 80.420-000. Na internet, basta acessar o site www.ouvidoria.pr.gov.br e clicar no link “Fale com o Ouvidor”. O atendimento ao público na Ouvidoria é feito de segunda a sexta-feira, sempre das 8h30 às 19h.
Ouvidoria se estabelece como o elo entre cidadãos e governo do Paraná
Em 2008 a coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral recepcionou 10.618 solicitações, críticas e sugestões
Publicação
29/12/2008 - 12:01
29/12/2008 - 12:01
Editoria