Ouvidoria registrou 4,3 mil encaminhamentos em 2008

Os números são referentes aos procedimentos instaurados de janeiro a julho pela instituição, que é uma coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral
Publicação
06/08/2008 - 11:00
Editoria
A Ouvidoria, coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, já realizou 4.353 encaminhamentos em 2008. Os números são referentes aos procedimentos instaurados de janeiro a julho. Esses contatos foram analisados pela gerência de atendimento da instituição e enviados aos órgãos responsáveis pelos assuntos tratados. Após averiguação, cada cidadão recebeu uma resposta. Segundo a gerente do setor, Fabiane Mazur Bizi Barbalho, além dos procedimentos instaurados foram verificados contatos solucionados no momento em que as pessoas procuraram o órgão. “Nós chamamos esses casos de pronto-atendimentos. Em geral, são solicitações de informações, como endereços e telefones de órgãos estaduais”, explica. Se somados os dois tipos de atendimentos, a Ouvidoria verificou no mesmo período um total de 6.048 registros. De acordo com os relatórios estatísticos da Gerência, somente em julho os servidores da Secretaria receberam 842 atendimentos, a maioria feita por telefone e pela internet. Desses, 640 resultaram em procedimentos instaurados. A população fez pedidos de dados, reclamações, denúncias, sugestões e elogios referentes a ações e programas de secretarias, autarquias, estatais e instituições de ensino superior estaduais. Alguns dos assuntos citados nos encaminhamentos foram benefícios funcionais, concursos promovidos pelo Estado, documentação, sistema informatizado de gestão das consignações do funcionalismo (PR-Consig), obras de saneamento, serviços de policiamento e obras rodoviárias, entre outros temas. Também foram recepcionados casos de competência municipal, federal e judiciária. Nessas situações, os cidadãos foram orientados sobre para qual órgão deveriam se dirigir. A maior parte dos procedimentos instaurados resultou de situações relatadas por pessoas que moram em Curitiba, Londrina e Maringá, além de Almirante Tamandaré, Arapongas, Araucária, Cambé, Cascavel, Cianorte, Colombo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Guaratuba, Lapa, Laranjeiras do Sul, Piraquara, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória, por exemplo. Contato – A Ouvidoria oferece quatro formas de contato com a população. Uma delas é o telefone gratuito 0800-411113. Outro meio é o site da instituição na internet. Para fazer o registro, basta acessar o endereço www.ouvidoria.pr.gov.br e clicar no link “Fale com o Ouvidor”. Se a pessoa preferir enviar uma carta, deve remetê-la para a Rua Comendador Araújo, número 711, no bairro Batel, em Curitiba. O CEP é 80.420-000. Os atendimentos pessoais são realizados no mesmo local, no Setor de Atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19 horas.

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