Um total de 1.032 atendimentos foi realizado em novembro pela Ouvidoria (Coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral- Seoge-), do Governo do Paraná. Foram relatadas solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios a respeito de ações promovidas por órgãos ligados ao Poder Executivo estadual, em áreas como educação, saúde, segurança e meio ambiente, entre outros.
De acordo com relatórios estatísticos da Gerência de Atendimento – que coordena o trabalho de relacionamento com os cidadãos –, a maior parte dos contatos (562) foi registrada por meio de um número de telefone gratuito. Em seguida, aparecem os casos relatados pela internet (445), no site da instituição. Também foram verificados atendimentos pessoais e por carta.
Uma parte das solicitações foi resolvida no momento em que as pessoas procuraram a Ouvidoria. Já outra resultou em procedimentos instaurados, que foram encaminhados às secretarias, autarquias, estatais e instituições de ensino superior responsáveis pelos temas abordados pela população. Ao todo, foram feitos 652 encaminhamentos somente em novembro.
A exemplo dos outros meses, a maioria dos procedimentos foi de solicitações de informações (264). Reclamações e denúncias somaram 359 casos. Além disso, foram registrados 29 elogios e sugestões para a administração pública estadual. Após análise, os cidadãos receberam uma resposta. O prazo médio praticado pela Secretaria para um primeiro retorno é de 15 dias.
Estatísticas – A coordenadoria de Ouvidoria mantém em seu endereço na internet uma prestação de contas periódica de seus trabalhos, com a publicação de relatórios estatísticos de atendimentos que podem ser conferidos por aquelas pessoas que têm acesso à rede de computadores. As informações estão listadas na página www.ouvidoria.pr.gov.br, no link “Estatísticas”, que é dividido em três partes.
Na primeira delas, “Ano de 2008”, aparecem os totais de atendimentos feitos a cada mês por meio de telefone, internet, carta e pessoalmente. Em “Anos Anteriores”, são relacionadas as quantidades gerais de contatos de 2005, 2006 e 2007. Já em “Procedimentos Instaurados”, são publicados os números relativos aos encaminhamentos realizados para outros órgãos. Essa parte é atualizada diariamente.
Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Telefone: 0800-411113. Rua Comendador Araújo, número 711, no bairro Batel, em Curitiba. O CEP é 80.420-000. Na internet, basta acessar o site www.ouvidoria.pr.gov.br e clicar no link “Fale com o Ouvidor”. O atendimento ao público na Ouvidoria é feito de segunda a sexta-feira, sempre das 8h30 às 19h.