A Ouvidoria Geral do Estado cada vez mais tem se firmado como o canal de comunicação direta entre a população paranaense e o governo. De janeiro até outubro, a coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral registrou 8.830 atendimentos, entre pedidos de informações, reclamações e, até mesmo, sugestões para a administração pública.
“Esse é o resultado do trabalho de estímulo à participação popular e ao exercício da cidadania”, avalia o secretário Luiz Carlos Delazari. Para ele, um dos motivos que leva os cidadãos a procurarem e confiarem no órgão é a certeza de um retorno e tentativa de solução para os seus problemas. “Nenhuma pessoa que entra em contato com a Secretaria fica sem resposta”, completa.
Somente em outubro, a Ouvidoria somou 978 atendimentos. Muitos deles foram resolvidos no momento do contato com a equipe da Secretaria. O restante dos casos – denominados procedimentos instaurados – precisaram ser enviados para outros órgãos para averiguação. No total, foram feitos 607 encaminhamentos sendo que a maior parte era de solicitações de informações (242), seguidas de reclamações (210), denúncias (131) e sugestões e elogios (24).
Os assuntos relatados com mais freqüência no último mês eram relacionados às áreas de administração (179), segurança (70) e educação (65). Segundo o coordenador da Secretaria, Carlos Batista Soares, esse resultado se repete de forma semelhante todos os meses. “Isso se justifica por serem áreas que cuidam de necessidades básicas dos cidadãos e no caso específico da administração, por ser setor fundamental para o desenvolvimento das atividades do Estado”, explica.
Dentre os temas mais recorrentes em outubro estiveram pedidos de informações sobre concursos públicos (38) e obras de saneamento (14), e solicitações de mais policiamento (18), além de sugestões para o governo do Paraná (15). A Ouvidoria também recebeu mensagens que eram de competência de outras esferas do Poder, como municipal (9) e judiciário (10). “Nessas situações, os cidadãos foram orientados sobre quais órgãos deveriam procurar”, finaliza Soares.
BOX – Em outubro, telefone foi o meio mais utilizado pela população
O governo do Paraná oferece vários meios de comunicação para que os cidadãos possam entrar em contato com a Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge). Em outubro, o canal mais utilizado foi o telefone (535), seguido por mensagens enviadas pela internet (426), por meio da página do órgão.
Para o coordenador Carlos Batista Soares, a explicação da utilização desses meios está na comodidade. “Pelo telefone 0800, os cidadãos podem fazer chamadas de forma gratuita de qualquer cidade do Estado e de telefones fixos ou móveis. E para quem tem internet em casa ou no trabalho, basta acessar o site da Secretaria, clicar no link “Fale com o Ouvidor” e registrar o seu pedido ou sugestão”, conclui.
Serviço – O telefone para contato com a Ouvidoria é o 0800-411113 e o endereço do site é www.ouvidoria.pr.gov.br. Quem preferir pode ser enviar cartas ou ser atendido pessoalmente, na sede da Secretaria. O endereço é rua Comendador Araújo, número 711, no bairro Batel, em Curitiba. O CEP é 80.420-000. O atendimento no órgão é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h.