A Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral registrou, do começo do ano até agosto, 6.803 atendimentos, entre solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios relacionados a programas da administração estadual. O órgão é o canal de comunicação entre a população e o Governo do Paraná, que tem sido bastante utilizado pelos cidadãos.
De acordo com o secretário Luiz Carlos Delazari, a média de 850 atendimentos por mês é satisfatória. “A população tem buscado a Ouvidoria e, nos últimos dois meses, registramos aumento no número de contatos mensais”, afirma o secretário. “Os cidadãos sabem que podem contar com a Ouvidoria, porque nenhum atendimento fica sem resposta, sendo que o tempo para o primeiro retorno é de 15 dias”, completa.
Ao entrar em contato com a Ouvidoria, vários cidadãos têm os seus pedidos de informações solucionados no momento do atendimento. Os outros casos – que necessitam de averiguação – são encaminhados para os órgãos responsáveis pelos assuntos tratados e denominados procedimentos instaurados. Em oito meses, foram registrados 5.484 procedimentos.
Somente no último mês, a instituição somou 1.112 atendimentos. Destes, 759 resultaram em procedimentos instaurados. A maior parte foi de solicitações de informações e reclamações (543), seguidas de denúncias (186) e sugestões e elogios (30) feitos pelos cidadãos sobre ações do governo do Estado.
Os assuntos relatados com mais freqüência em agosto estavam relacionados às áreas de administração, educação e saúde. Foram feitas solicitações de informações sobre concursos do Estado, benefícios funcionais, documentação e escolas estaduais. Também foram verificados pedidos de policiamento, entre outros temas relacionados à área de segurança pública.
CONTATO – A Ouvidoria coloca à disposição da população alguns meios de contato com o órgão. Um deles é o telefone 0800-411113. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer tipo de telefone (fixo ou móvel) e de qualquer cidade do Paraná. Também é possível registrar solicitações, reclamações e sugestões pela internet. Para isso, basta acessar o site www.ouvidoria.pr.gov.br e clicar no link “Fale com o Ouvidor”.
Além desses meios, quem quiser pode mandar uma carta para a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral ou ser atendido pessoalmente, na sede da instituição. O órgão está localizado na Rua Comendador Araújo, 711, Batel, em Curitiba. O horário de funcionamento é das 8h30 às 19h, de segunda a sexta-feira.
BOX – Em agosto, telefone foi o meio mais utilizado
Foram atendidos pela Ouvidoria 608 telefonemas, em agosto. Com esse número, o telefone foi o meio mais utilizado para atendimentos no órgão no último mês. O segundo canal de comunicação mais usado pela população foi a internet, por meio do site da instituição. Foram registrados 478 atendimentos feitos desta forma.
“O maior número de atendimentos por telefone e pela internet é explicado pela comodidade que os meios oferecem aos cidadãos, que não precisam sair de casa para registrar os seus pedidos e sugestões para a Ouvidoria”, conclui o secretário Luiz Carlos Delazari.