A Ouvidoria, coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, realizou, de janeiro a maio deste ano, 4.388 atendimentos à população. Para o secretário Luiz Carlos Delazari, a quantidade de atendimentos foi satisfatória. “Muitas pessoas têm nos procurado com freqüência e confiado em nosso trabalho. Assim, o órgão tem se firmado como o canal certo de comunicação entre os cidadãos e o governo”, afirmou.
Entre as solicitações da população estão pedidos de informação, reclamações, sugestões, denúncias e elogios sobre programas e ações de diversos órgãos que fazem parte do Poder Executivo estadual. Delazari destaca ainda a atuação da Ouvidoria nas edições do programa Paraná em Ação.
Dos 4.388 atendimentos realizados nesse período, 3.109 precisaram ser encaminhados, após triagem, para as secretarias, autarquias, instituições de ensino superior e empresas públicas responsáveis pelos assuntos tratados para averiguação. Depois de analisados, cada cidadão recebeu uma resposta. O restante das situações foi resolvido no momento do contato com o órgão.
Segundo os números apresentados pela coordenadoria, somente em maio foram registrados 750 atendimentos, sendo que quase a totalidade deles foi feita por meio de um telefonema gratuito ou pela internet, na página da Secretaria. Em relação aos encaminhamentos, que são denominados procedimentos instaurados, 238 cidadãos fizeram pedidos de informações no último mês, 167 registraram reclamações e 119, denúncias. Também foram feitas sugestões e elogios (21) ao Estado.
Contato – A Secretaria Especial oferece quatro meios de contato com os cidadãos paranaenses. Um dos mais utilizados é o telefone 0800-411113. Podem ser feitas ligações sem custos de qualquer município do Estado e de telefones fixos e celulares. Também é possível fazer registros no site www.ouvidoria.pr.gov.br , no link “Fale com o Ouvidor”. Nele é fornecido um código de consulta que permite que o cidadão acompanhe a situação de seu atendimento por meio da página da Ouvidoria.
Quem preferir pode mandar cartas com suas solicitações e sugestões ou ser atendido pessoalmente na Secretaria, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19 horas. A Ouvidoria está localizada na rua Comendador Araújo, 711, bairro Batel, em Curitiba. O CEP é 80.420-000.