A Ouvidoria Geral do Estado, coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seog), somou um total de 5.880 atendimentos realizados no primeiro semestre de 2009. O número se refere às solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios feitos pela população a respeito de ações dos órgãos que fazem parte do Poder Executivo estadual.
De acordo com dados da Gerência de Atendimento – setor responsável pelo contato direto com os cidadãos –, devido à sua complexidade, 3.689 contatos foram enviados às secretarias, autarquias, estatais, instituições de ensino superior e demais repartições do governo do Paraná para averiguação. Após serem avaliados internamente, foi mandada uma resposta para cada pessoa que procurou a Ouvidoria.
Nos seis primeiros meses do ano, foram verificados casos registrados por moradores dos municípios de Apucarana, Borrazópolis, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Guaratuba, Irati, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Palmas, Paranaguá, Piraquara, Rolândia, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Umuarama e Wenceslau Braz, entre outras cidades.
Foram abordadas situações relacionadas a diferentes áreas de atuação do Estado, como administração geral – com demandas sobre concursos, documentação e legislação, por exemplo –, agricultura, cidadania e direitos humanos, cultura, educação, energia elétrica, fazenda, habitação, meio ambiente, previdência do funcionalismo público, saneamento, saúde, segurança, trabalho e ação social, e transportes.
Junho – Somente no último mês, a Ouvidoria Geral verificou 856 atendimentos. A população registrou suas demandas por meio de um número gratuito de telefone, pelo site da Secretaria Especial, por carta e em contatos pessoais, na sede da instituição, localizada em Curitiba. Do total de reivindicações feitas em junho, 447 geraram encaminhamentos – denominados procedimentos instaurados – aos órgãos estaduais competentes.
Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Telefone 0800-411113. Rua Comendador Araújo, número 711, bairro Batel, Curitiba - CEP 80.420-000. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18 horas. Para registrar solicitações pela internet, deve-se acessar a página www.ouvidoria.pr.gov.br , clicar no link “Fale com o Ouvidor” e incluir o pedido.
Cidadãos podem acompanhar trâmite de atendimentos pela internet (BOX)
Um dos serviços oferecidos aos cidadãos pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral é o acompanhamento da tramitação das solicitações via internet. Ao acessar o site da instituição, é possível conferir para qual órgão o pedido foi encaminhado – nos casos em que o atendimento gerou a instauração de um procedimento – e a resposta dada pelo mesmo à situação relatada.
O acesso a essas informações é feito de maneira fácil e rápida. Basta abrir a página www.ouvidoria.pr.gov.br e clicar no link “Fale com o Ouvidor” e, na sequência, em “Consulte Reivindicação”, digitando o número do registro da mensagem na Ouvidoria e o código para consulta. Essas duas informações são fornecidas logo após a inclusão do atendimento no sistema informatizado da Secretaria, seja por telefone, pessoalmente ou pela internet.
Ouvidoria realiza mais de 5,8 mil atendimentos no primeiro semestre
Solicitações, sugestões e críticas foram registradas pela população por meio de um telefone gratuito, da internet, por carta e pessoalmente, na sede da instituição, em Curitiba
Publicação
09/07/2009 - 10:50
09/07/2009 - 10:50
Editoria