A Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, chegou a 5.144 atendimentos, realizados nos primeiros quatro meses de 2006. O número representa quase mil atendimentos a mais do que a quantidade registrada no mesmo período do ano anterior (4.155).
O secretário Luiz Carlos Delazari comemora o crescimento no número de atendimentos da Secretaria. “Isso mostra o fortalecimento da instituição no Estado. Conquistamos isso prestando um bom atendimento à população, com garantia de uma resposta para cada cidadão”, destaca.
A instituição também verificou ligeiro aumento no número de procedimentos instaurados, que são os casos encaminhados para outros órgãos do Poder Executivo para averiguação e posterior envio de resposta aos cidadãos. De janeiro a abril, foram 2.291 casos. Já nos quatro primeiros meses do ano passado, foram instaurados 2.172 procedimentos.
Delazari explica que o papel da Ouvidoria é ser um canal de comunicação entre os cidadãos e o governo. Por meio dela, as pessoas podem solicitar informações e fazer reclamações, denúncias, sugestões e elogios sobre a administração estadual. “Com isso, detectamos em que áreas precisamos melhorar e tornamos as ações do governo mais eficientes”, completa.
Abril – Somente em abril, a Ouvidoria realizou 907 atendimentos. A maior parte (461) foi feita por telefone. Mas, os cidadãos também procuraram a instituição pela internet, por carta, fax e pessoalmente (446).
Em relação aos procedimentos instaurados, foram 524 no total. Ao todo, foram registradas 218 solicitações de informações. O segundo tipo de caso mais comum no mês foram as reclamações (171) e o terceiro foram as denúncias (109). Cidadãos também fizeram sugestões e elogios (26) sobre as ações do governo estadual.
Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Telefone: 0800-411113. Rua Comendador Araújo, 711, bairro Batel, em Curitiba, Paraná. CEP 80.420-000. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h. Na internet: www.pr.gov.br/ouvidoria (basta clicar no link “Fale com o Ouvidor”).