A população paranaense tem participado ativamente do governo estadual. Prova disso são os 81.018 atendimentos realizados pela coordenadoria de Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seog), de 2003 até abril de 2010. O meio de comunicação mais utilizado pelos cidadãos para registrar as suas solicitações, sugestões e críticas destinadas ao Poder Executivo foi o telefone gratuito 0800-411113. Ao todo, foram 48.264 telefonemas, número que representa 59,57% do total de contatos verificados no período.
Para o corregedor e ouvidor Antonio Comparsi de Mello, esse canal de comunicação é bastante usado pela sua praticidade. São aceitas, por exemplo, ligações de telefones fixos e celulares feitas de qualquer município. As reivindicações são registradas pelos integrantes do Setor de Atendimento e passam por uma triagem. Aquelas que, devido à complexidade, não podem ser resolvidas internamente são encaminhadas aos órgãos competentes para averiguação.
Segundo relatórios da Gerência de Atendimento, os assuntos abordados pela população desde 2003 são variados e abrangem áreas do governo como administração, saúde, segurança, meio ambiente, fazenda pública, transportes, iluminação, saneamento, cultura e trabalho. Pedidos de informações sobre documentação, impostos, concursos, fiscalização ambiental e obras de infraestrutura são frequentemente observados nas solicitações recebidas.
Outros meios – Além do telefone, há outras formas de contato colocadas à disposição dos paranaenses pela Ouvidoria. Uma delas é o site da instituição na internet, por meio do qual são recebidas muitas mensagens destinadas à administração estadual. Para relatar uma reivindicação, basta acessar o endereço www.ouvidoria.pr.gov.br, no link “Fale com o Ouvidor”, e registrar o caso. Ao incluir a solicitação, são fornecidos o número de atendimento e um código para consulta, com os quais é possível acompanhar on-line o trâmite das demandas.
Por fim, é possível fazer relatos por carta ou pessoalmente, na sede da Secretaria, que está localizada em Curitiba. O endereço é rua Comendador Araújo, número 711, no bairro Batel. O CEP para envio de correspondências é 80.420-000. A Seog fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18 horas.
Para o corregedor e ouvidor Antonio Comparsi de Mello, esse canal de comunicação é bastante usado pela sua praticidade. São aceitas, por exemplo, ligações de telefones fixos e celulares feitas de qualquer município. As reivindicações são registradas pelos integrantes do Setor de Atendimento e passam por uma triagem. Aquelas que, devido à complexidade, não podem ser resolvidas internamente são encaminhadas aos órgãos competentes para averiguação.
Segundo relatórios da Gerência de Atendimento, os assuntos abordados pela população desde 2003 são variados e abrangem áreas do governo como administração, saúde, segurança, meio ambiente, fazenda pública, transportes, iluminação, saneamento, cultura e trabalho. Pedidos de informações sobre documentação, impostos, concursos, fiscalização ambiental e obras de infraestrutura são frequentemente observados nas solicitações recebidas.
Outros meios – Além do telefone, há outras formas de contato colocadas à disposição dos paranaenses pela Ouvidoria. Uma delas é o site da instituição na internet, por meio do qual são recebidas muitas mensagens destinadas à administração estadual. Para relatar uma reivindicação, basta acessar o endereço www.ouvidoria.pr.gov.br, no link “Fale com o Ouvidor”, e registrar o caso. Ao incluir a solicitação, são fornecidos o número de atendimento e um código para consulta, com os quais é possível acompanhar on-line o trâmite das demandas.
Por fim, é possível fazer relatos por carta ou pessoalmente, na sede da Secretaria, que está localizada em Curitiba. O endereço é rua Comendador Araújo, número 711, no bairro Batel. O CEP para envio de correspondências é 80.420-000. A Seog fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18 horas.