A Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), contabilizou 4.237 atendimentos nos três primeiros meses de 2006. O número corresponde a 29,7% dos contatos feitos pela população durante todo o ano passado (14.262). Se comparada ao mesmo período de 2005 (janeiro a março), a quantidade de registros foi 54,2% maior.
Para o secretário Luiz Carlos Delazari, o crescimento da procura pela instituição está relacionado ao fortalecimento da Ouvidoria perante os cidadãos. “A credibilidade e a divulgação do órgão também contribuem para que, cada vez mais, a população busque nossos serviços”, destaca.
Em março, por exemplo, foi verificado o maior número de atendimentos desde janeiro (1.513). A maior parte dos cidadãos entrou em contato com a Ouvidoria por telefone (1.054). As pessoas também enviaram mensagens pela internet (412) e procuraram o órgão pessoalmente e por carta ou fax (47).
Muitos dos casos foram solucionados no momento do atendimento. Os que demandaram análise e levantamento de dados foram encaminhados para os órgãos competentes. A maioria dos procedimentos instaurados – como são chamados esses casos – foi de reclamações (263). Além disso, foram registradas solicitações de informações (220), denúncias (90) e sugestões e elogios (34) sobre a administração estadual.
Desde o começo do ano, a Ouvidoria instaurou 1.767 procedimentos. Em 2005, foram 6.478 encaminhamentos.
Formas de contato – Os cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria por vários meios. O telefone (0800-411113) é o canal de comunicação mais utilizado. A população também pode mandar fax, carta ou ir pessoalmente até o órgão. O endereço é Rua Comendador Araújo, 711, no bairro Batel, em Curitiba. O CEP é 80.420-000. Para fazer as solicitações, denúncias e reclamações pela internet, basta acessar a página eletrônica www.pr.gov.br/ouvidoria e clicar no link “Fale com o Ouvidor”.