Em setembro, 1.049 cidadãos entraram em contato com a Ouvidoria, coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), do governo do Paraná, para fazer solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios sobre programas e ações da administração estadual.
A equipe do Setor de Atendimento recepcionou pedidos de informações sobre concursos, documentos, escolas estaduais, fiscalização ambiental e de saúde, serviço de policiamento e manutenção de obras rodoviárias, além de reclamações sobre perturbação de sossego e solicitações de busca de familiares desaparecidos.
Segundo o secretário Luiz Carlos Delazari, muitos casos foram resolvidos no momento do contato com a Ouvidoria e o restante precisou ser encaminhado para outros órgãos para averiguação. “A nossa equipe lê cada registro, faz a triagem e envia para a Secretaria, autarquia ou outra instituição que possa resolver o problema ou o pedido de cada pessoa”, explica.
A gerente de atendimento da instituição, Fabiane Mazur Bizi Barbalho, informa que, ao todo, foram feitos no último mês 611 encaminhamentos. “São os casos que chamamos de procedimentos instaurados. Depois de recebermos as respostas dos órgãos responsáveis, as enviamos imediatamente para os interessados, sendo que um primeiro retorno é dado ao cidadão num prazo de 15 dias”, completa.
Do total de procedimentos instaurados em setembro, 236 eram de solicitações de informações, 199 de reclamações e 138 de denúncias. Mas, a Ouvidoria também recebe mensalmente sugestões e elogios sobre as ações da administração estadual. No último mês, por exemplo, foram registrados 38 casos desse tipo.
A Secretaria somou, de janeiro a setembro, 7.852 atendimentos feitos à população. Desses, 6.095 resultaram em procedimentos instaurados. Para Luiz Carlos Delazari, os números refletem a confiança dos cidadãos, que consideram a Ouvidoria como o canal certo de contato com o governo. “Esse tem sido o nosso esforço e, graças à certeza de que vão receber uma resposta e a atenção do órgão, têm nos procurado”, conclui.
CONTATO – A maior parte dos cidadãos utilizou o telefone gratuito 0800-411113 para fazer seus pedidos para a Secretaria, em setembro. Foram 604 contatos feitos de cidades de diferentes regiões do Estado. Outro meio bastante utilizado foi a página da Ouvidoria na internet (www.ouvidoria.pr.gov.br), com 429 registros.
Os cidadãos também podem procurar a instituição pessoalmente, na sede do órgão, ou mandar cartas. O endereço é Rua Comendador Araújo, 711, Batel, em Curitiba. O horário de funcionamento é das 8h30 às 19h, de segunda a sexta-feira.