Ouvidoria do Estado registra mais de 10,5 mil atendimentos em 2007

A população participou do governo do Paraná ao fazer críticas, solicitações e sugestões sobre programas e ações da administração estadual
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14/01/2008 - 13:00
Editoria
Os cidadãos do Paraná participaram do governo em 2007, contribuindo com críticas e sugestões sobre programas e ações da administração estadual. As solicitações, reclamações, denúncias e elogios foram feitos à Ouvidoria, coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), que, no ano passado, somou 10.529 atendimentos. Para o secretário Luiz Carlos Delazari, o número é satisfatório e mostra que a população tem confiado nos trabalhos da Ouvidoria. “Cada pessoa que busca a instituição sabe que terá uma resposta”, afirma. “A nossa meta para 2008 é ampliar o número de atendimentos aos cidadãos, fazendo com que eles vejam o órgão como o canal certo de contato com o governo”, completa. Segundo a gerente de atendimento Fabiane Mazur Bizi Barbalho, uma parte dos mais de 10,5 mil registros foi resolvida no momento do contato dos cidadãos com a Secretaria. “Em geral, foram feitos pedidos de endereços e telefones de órgãos do governo”, exemplifica. “O restante dos atendimentos foi encaminhado para as secretarias, autarquias e estatais responsáveis pelos assuntos tratados”, acrescenta. Foram feitos no ano passado 7.702 encaminhamentos, que são denominados “procedimentos instaurados”. Eles se referem a diversas áreas, como saúde, educação e segurança. Destes, a maior parte foi de solicitações de informações (cerca de 2,9 mil). Além das reclamações e denúncias que também foram recebidas, a Ouvidoria registrou 366 sugestões e elogios às ações do Estado. CONTATO – A Secretaria oferece aos cidadãos quatro meios de comunicação com o governo. Um deles – o mais utilizado – é o telefone gratuito 0800-411113. Moradores de todos os municípios podem telefonar, de aparelhos fixos ou celulares. A internet também é bastante usada para contato. Para fazer registros, basta entrar no site da Ouvidoria (www.ouvidoria.pr.gov.br) e clicar no link “Fale com o Ouvidor”. Também são aceitas cartas e a população pode ser atendida pessoalmente, na sede do órgão. O endereço é Rua Comendador Araújo, 711, Batel, em Curitiba. O CEP é 80.420-000. O horário de atendimento é das 8h30 às 19h, de segunda a sexta-feira. BOX – Estatísticas de atendimentos são publicadas no site da Ouvidoria A Ouvidoria Geral do Estado mantém em seu site as estatísticas de atendimentos realizados pelo órgão. Elas podem ser acompanhadas ao clicar no link “Estatísticas”, que está dividido em três partes. Em “Ano de 2008”, serão listados, no fim de cada mês, as quantidades gerais de atendimentos, divididos por formas de comunicação (telefone, internet, pessoalmente e carta). Na parte “Anos Anteriores”, os internautas encontram os totais de contatos registrados pelo órgão de 2005 a 2007. Já em “Procedimentos Instaurados” – que é atualizado diariamente – são publicadas as quantidades de encaminhamentos feitos pela Ouvidoria, separados por solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios. Também constam nesta seção os números de procedimentos instaurados desde 2005.

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