Ouvidoria do Estado faz média de mil atendimentos por mês

Coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral somou 5.024 contatos feitos pelos cidadãos de janeiro até maio
Publicação
04/06/2009 - 11:01
Editoria
A Ouvidoria do Estado, coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seog), somou 5.024 atendimentos de janeiro até maio. O número representa a média de mil contatos feitos pela população a cada mês, entre solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios recebidos por telefone, carta, pessoalmente ou pela internet. “A quantidade de atendimentos é resultado da confiança que os cidadãos têm no órgão do governo do Paraná. Eles sabem que os seus pedidos serão analisados e que receberão uma resposta do Estado”, disse o corregedor e ouvidor Luiz Carlos Delazari. “Com o apoio dos ouvidores que atuam em todas as repartições do Poder Executivo e de um sistema informatizado, garantimos um retorno rápido aos paranaenses”. Todas as demandas apresentadas em 2009 foram recepcionadas pela Gerência de Atendimento, setor responsável pela triagem dos casos e o encaminhamento às secretarias, autarquias, estatais e instituições de ensino superior ligadas à administração estadual. Uma parte das solicitações foi resolvida no momento do contato das pessoas com a Ouvidoria, como requisição de informações simples. Neste ano, os cidadãos relataram temas como concursos, documentação, direitos do consumidor, matrículas e material didático da rede de ensino, fornecimento de energia elétrica, impostos, fiscalização ambiental, aposentadoria de servidores públicos, abastecimento de água, coleta de esgoto, medicamentos, serviço de policiamento, programas de assistência social e obras rodoviárias. Maio – Somente em maio, a Ouvidoria Geral verificou centenas de contatos feitos pelos meios de comunicação colocados à disposição da população. Ao todo, 556 deles foram encaminhados para os órgãos competentes. Os casos são denominados procedimentos instaurados. Após serem averiguados internamente, nas áreas às quais os assuntos eram vinculados, foi enviada uma resposta para cada interessado. Serviço Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Telefone: 0800-411113 Rua Comendador Araújo, 711, Batel, Curitiba CEP 80.420-000 Atendimento ao público das 8h30 às 19 horas Para fazer solicitações pela internet, entre em www.ouvidoria.pr.gov.br clicar no link “Fale com o Ouvidor” e registrar o pedido. BOX Estatísticas de atendimentos são publicadas na internet A população paranaense pode acompanhar as estatísticas de atendimentos feitos pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seog) pela internet, no site da instituição. No link “Estatísticas” são listadas as quantidades gerais de contatos de cada mês, divididas por canais de comunicação utilizados pelos cidadãos. Também são publicados os números de procedimentos instaurados, separados pela natureza das mensagens, como solicitações, sugestões e reclamações. Essa parte é atualizada todos os dias. Além das estatísticas de 2009, o internauta encontra na página informações a respeito de anos anteriores.