Ouvidoria do Estado faz 8,8 mil atendimentos

Número refere-se aos contatos da população relatados até outubro. Desde 2003, foram registradas 77,1 mil solicitações, críticas e sugestões feitas ao governo
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13/11/2009 - 11:20
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A Ouvidoria do Estado tem se firmado desde sua criação, em 1991, como o canal direto de comunicação da população com o governo do Paraná. Somente em 2009, de janeiro a outubro, os cidadãos relataram à coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seog) 8.849 solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios sobre programas do Poder Executivo. Desde 2003, foram registradas 77.127 reivindicações. “Temos estimulado o exercício da cidadania por meio da participação popular no governo e a resposta dos paranaenses a esse chamado tem sido positiva”, afirma o corregedor e ouvidor Luiz Carlos Delazari. “Com esses pedidos feitos pelos cidadãos conseguimos detectar quais áreas da administração estadual precisam de maior atenção e, assim, promover melhorias nas políticas públicas do Paraná”, afirma. Neste ano, a Ouvidoria tem observado a participação de moradores de cidades de todas as regiões do estado. Entre esses municípios estão Adrianópolis, Altônia, Bocaiúva do Sul, Braganey, Califórnia, Campo Mourão, Capanema, Colorado, Curitiba, Doutor Ulysses, Engenheiro Beltrão, Faxinal do Céu, Foz do Iguaçu, Guaíra, Irati, Jacarezinho, Lunardelli, Maringá, Matinhos, Ortigueira, Palmital, Paranavaí, Pinhais, Quatro Barras, Sertanópolis, Tunas do Paraná e Wenceslau Braz. Os assuntos abordados pela população têm sido variados, abrangendo diferentes setores de governo, como administração, educação, saúde, transportes e meio ambiente. Alguns dos temas tratados nas reivindicações são concursos, documentação, legislação, defesa dos direitos humanos, materiais culturais, matrículas em escolas, fornecimento de energia elétrica, impostos, fiscalização ambiental, abastecimento de água, programas de prevenção a doenças, serviços de policiamento e obras rodoviárias. Contato – a Ouvidoria conta com quatro canais de contato para que os paranaenses possam relatar as suas solicitações. Os dois mais utilizados são o telefone 0800-411113, com ligação gratuita, e o site www.ouvidoria.pr.gov.br, no link “Fale com o Ouvidor”. Também podem ser mandadas cartas ou ser atendido pessoalmente na sede da Secretaria Especial, em Curitiba. Ela está localizada na rua Comendador Araújo, número 711, no bairro Batel, CEP 80.420-000. O horário de funcionamento é das 8h30 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.