Ouvidoria divulga estatísticas de atendimento via internet

Só nos primeiros cinco meses do ano já foram registrados 5.550 contatos, ou seja, mais da metade dos atendimentos de 2004
Publicação
06/06/2005 - 15:31
Editoria
O número de atendimentos realizados pela Ouvidoria já pode ser conferido pela internet. Desde meados de maio, a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral passou a publicar os seus dados estatísticos no site da instituição (www.pr.gov.br/ouvidoria). No link “Estatísticas”, que é atualizado diariamente, são publicados registros dos atendimentos realizados, divididos por forma de contato – telefone, pessoalmente, carta, internet – e quantidade de casos encaminhados para outros órgãos, para averiguação – denominados “procedimentos instaurados”. Os procedimentos também estão classificados por “natureza” de atendimento: denúncia, sugestão, reclamação, elogio e sugestão. A Ouvidoria registrou, em maio, 1.395 atendimentos, a maioria feita por telefone (1.006 contatos). No mesmo mês, foram 603 procedimentos instaurados, uma quantidade superior a de qualquer mês do ano passado. Destes, 42,5% foram reclamações, 31,3% solicitações de informações, 22,1% denúncias e 4,1% sugestões e elogios. Acumulado – Nos cinco primeiros meses de 2005, a Ouvidoria realizou 5.550 atendimentos, o que corresponde a mais da metade dos contatos registrados em 2004 (10,1 mil). Os procedimentos instaurados somaram número maior do que o verificado durante todo o ano de 2003 e mais da metade do total no ano passado. Em 2005 (de janeiro a maio), foram 2.776 casos. Em 2003 foram cerca de 2,5 mil e no ano passado, 4.369. Em relação aos resultados dos encaminhamentos, 55,4% estão em andamento, 16,9% foram considerados improcedentes – muitas vezes por serem assuntos de competência municipal ou federal –, 7,3% foram casos encaminhados apenas para conhecimento – como sugestões e elogios – e 20,4% foram considerados procedentes e já foram concluídos. Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Endereço: Rua Comendador Araújo, 711, Batel, Curitiba – Paraná. CEP 82.420-000. Telefone: 0800-411113. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19 horas. Na internet: www.pr.gov.br/ouvidoria. BOX – Segurança, educação e saúde são alguns dos temas mais freqüentes Diariamente, dezenas de cidadãos entram em contato com a Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), para solicitar informações, denunciar problemas, reclamar e sugerir melhoras em serviços prestados por órgãos estaduais. Muitos dos contatos são finalizados no momento do atendimento, como alguns casos de solicitação de informação, enquanto outros resultam em procedimentos instaurados. Dos processos instaurados de janeiro até a metade de maio de 2005, 20,7% foram encaminhados para as ouvidorias das polícias. Outros 17,7% foram enviados para a Secretaria de Educação (Seed), 7,7% para a Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), 4,7% para a Secretaria da Saúde (Sesa), 4,4% para a Sanepar e 3% para a Copel. Entre os órgãos que tiveram a menor procura estão a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o Museu Oscar Niemeyer e o Programa de Voluntariado do Paraná (Provopar), com um caso cada um. Os assuntos mais freqüentes citados pelos cidadãos nestes cinco meses foram falta de policiamento (85), informações sobre programas de Governo (70), Sistema de Assistência à Saúde – SAS (70), narcotráfico e crime organizado (52), concurso para a contratação de professores (51) e fiscalização ambiental (33).